Accesso rapido:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: Pré-Escuta / PFL / Ouvir fone e master em canais separados - Guia detalhado [FECHADO]

Questo argomento è obsoleto e potrebbe contenere informazioni obsolete o errate.

Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Este tópico servirá para explicar as configurações básicas para obter pré-escuta, ou seja, ouvir no fone um deck (saída HEADPHONES), enquanto no outro deck está tocando o som para a pista (saída MASTER).

Os tutoriais abaixo foram criados para usuários de sistema WINDOWS e do programa VIRTUALDJ PRO FULL.

1. Se você possui um MAC OS X, adiante-se alguns tópicos e leia o artigo CONFIGURAÇÃO DE PLACA DE SOM NO MAC.

2. Se você possui VirtualDJ Home Free na versão 7, verifique um post meu neste mesmo tópico de 15/01/2011 específico para usuários Home.

3. Se você possui uma controladora sem placa de som e fornecida com VirtualDJ LE, certamente as configurações de pré escuta básicas estarão liberadas no seu programa. Mas se seu controlador é fornecido com outro programa, então você se encontra na condição de usuário do VirtualDJ Pro Full.

4. Se você tem um controlador que já tenha uma placa de som, não será aqui que você vai aprender a configurar pré-escuta. Consulte o manual apropriado para seu controlador aqui.


Abordaremos configurações de pré escuta com uma ou duas placas de som.

Importante citar que os tutoriais de configuração de placa de som abaixo também servem para uso de mixer externo. Portanto, ao lê-los, tenha sempre em mente o tipo de uso que você irá fazer deles, neste caso a PRÉ-ESCUTA.

Também neste tópico tiraremos dúvidas a respeito destas configurações. Estejam à vontade para perguntar.
 

Inviato Tue 15 Dec 09 @ 4:12 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
SUA PLACA DE SOM TEM OS RECURSOS NECESSÁRIOS?

De LEITURA OBRIGATÓRIA, este primeiro tutorial - "CONHECENDO SUA PLACA DE SOM" - irá ensinar você como o VirtualDJ usa uma placa comum multi-canal para pré escuta. Ele te ensinará a reconhecer se a placa do seu sistema tem este recurso, e irá direcionar você para o método correto de configurar sua pré escuta mesmo se sua placa não for como esperado.

CLIQUE [color=blue]AQUI
para acessar o tutorial "CONHECENDO SUA PLACA DE SOM".
[/color]


LEIA O TUTORIAL "CONHECENDO SUA PLACA DE SOM" ANTES DE CONTINUAR LENDO ESTE POST...

PRÉ-ESCUTA UTILIZANDO UMA SÓ PLACA DE SOM

Se você só tem uma placa de som, dependendo das caracterísicas dela (que você já identificou no tutorial acima) você poderá ter pré escuta usando um dos 3 métodos abaixo:

MÉTODO 1) 4.1 CARD (PLACA DE SOM COMUM COM ALTO-FALANTES QUADRIFÔNICOS)

Através de duas saídas da placa de som, utilizando a configiração 4.1 CARD (placa de som 4.0 OU superior)
Para isto, precisamos configurar a PLACA DE SOM e depois O PROGRAMA VIRTUAL DJ

1.1) CONFIGURANDO A PLACA DE SOM

1.1.1) Minha placa TEM Gerenciador próprio de efeitos sonoros (clique no modelo da placa para ver tutorial)
1.1.2) Minha placa NÃO TEM Gerenciador próprio de efeitos sonoros (clique no sistema operacional para ver o tutorial)
  • WINDOWS XP
  • WINDOWS VISTA
  • WINDOWS 7, WINDOWS 8, WINDOWS 10 (Utilizar método para Windows Vista, é basicamente o mesmo)


1.2) CONFIIGURANDO VIRTUALDJ

1.2.1) Como configurar o VirtualDJ para uso com sistema 4.1? CLIQUE AQUI

1.2.2) Após configurar o programa, precisa aprender como usar fones com VirtualDJ (sem auxílio de Controladores)? CLIQUE AQUI.

MÉTODO 2) DRIVER ASIO (PLACA DE SOM DEDICADA)

Através de duas saídas estereo de uma placa de som DEDICADA - de controladores ou placas especiais para DJ's. Acesse nossa WIKI a seção sobre Configuração de Controladores e solução de problemas, e procure pelo tutorial relativo ao seu controlador ou placa de som.

MÉTODO 3) MONO SEPARATED (SEPARAÇÃO MONOFÔNICA)

Através de somente uma saída da placa de som, utilizando a configuração MONO SEPARATED (separação monofônica)

Para isto, somente é necessário configurar o VirtualDJ. Este método é extremamente recomendável para donos de notebooks. CLIQUE AQUI.
 

Inviato Tue 15 Dec 09 @ 4:16 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Se você chegou até aqui através do tutorial "Conhecendo sua placa de som", certamente identifcou que sua placa de som não tem recursos 3D, porém você possui outra placa de som instalada em seu computador.

PRÉ-ESCUTA UTILIZANDO DUAS PLACAS DE SOM

Para isso, caso suas placas estejam funcionando perfeitamente, basta somente configurar o VirtualDJ. Este método é extremamente recomendável para donos de notebooks. Clique AQUI.
 

Inviato Mon 28 Dec 09 @ 10:44 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Valber
No exemplar #2 da Pitched existe um pequeno texto sobre configuração de placa de som em MAC, e estou reproduzindo abaixo. Acho que pode te ajudar.

Cyder (translated by Speedy) wrote :
CONFIGURAÇÃO DE PLACA DE SOM NO MAC

Então, você torrou duas mil pratas numa Mac novinho. Pode agora dizer adeus ao mundo do PC de uma vez por todas. Aí você sai pela rua se sentido o máximo tocando com um i-qualquer coisa, então de repente, com uma só porrada ele te derruba. “Onde é que eu faço a configuração das paradas de áudio num Mac? Minha placa de som de 5 bilhões de canais só tem DUAS saídas funcionado!”

Não tema, meu amigo! Você está a poucos passos de recuperar sua sanidade. Primeiro vamos explicar umas coisas. Para áudio, os Macs usam um sistema completamente diferente dos PCs. Num PC, você tem separadamente cada driver de áudio WDM ou ASIO e se não sabe quais são você pode usar a internet pra procurá-los. Em um PC, a maioria deles é configurada diretamente no painel de controle do driver. Este não é o caso no Mac. Macs usam uma coisa chamada Core Audio ou núcleo de áudio. O núcleo de áudio é manuseado no utilitário de Configuração MIDI de áudio, e não no painel de controle do driver. Este deve ter sido seu primeiro engano. Então, vamos nessa, mas antes um aviso: Para meu exemplo usei o sistema operacional Snow Leopard 10.6.1, ou seja, o mais recente e melhor produto Apple hoje. Se você estiver usando um outro Leopard ou qualquer outro bicho que a Apple vá chamar seu sistema operacional no futuro, o painel de controle será diferente do meu. Mas tudo bem, o conceito é exatamente o mesmo.



Acima vemos o utilitário de Configuração AUDIO/MIDI. Existem duas maneiras de acessar esta tela. A primeira delas é digitando “áudio midi” no menu spotlight, ou você pode abrir a pasta Aplicativos e localizar o ícone do utilitário. Acesse a aba "AUDIO", pois dentro da aba MIDI você não vai conseguir NADA. Aqui você pode assinalar suas definições de áudio. Observe que a placa Fast Track Pro tem 2 entradas e 4 saídas, mostradas no lado esquerdo, e no lado direito podemos ver como estas saídas estão configuradas. Bom, aqui temos algumas etapas a observar. Macs irão deixar como padrão o sistema estéreo 2-canais, exceto você mude isso aqui. E como mudar?
Primeiramente, precisamos “dizer” ao Mac que nossa placa de som tem de fato 4 saídas. Para fazer isso, clique no botão “Configurar alto-falantes”.Um pequeno menu irá aparecer. Aqui poderemos “dizer” ao Mac que esta placa de som é multi-canal com 4 saídas. Clique em aplicar, e pronto! Nossa placa de som está pronta pra ser configurada dentro do Virtualdj. Abra Virtual DJ e clique no botão config, então selecione config.áudio/sound setup. Selecione as configurações desejadas, enão clique no botão aplicar para efetivar as modificações.

Definições Avançadas de Áudio

Algumas vezes, 4 saídas não são suficientes. Sorte nossa que podemos usar também a placa de som interna para mais duas saídas ou associar outra placa de som à que estivermos usando para criar uma placa de som gigante. Eis como: abra o utilitário de configuração AUDIO/MIDI uma vez mais, porém desta vez clique no sinal de adição [+] na parte inferior do utilitário para acrescentar um novo “dispositivo agregado”. E que raios é um “dispositivo agregado”? Trata-se somente de um jeito empolado de associar duas ou mais placas de som para fazer somente uma grande placa.
Este tipo de configuração é muito útil caso você tenha uma placa externa de 2 canais e precise usar o plug de headphone do Mac para pré-escuta. Só isso! Feito! Agora você é uma máquina de configuração de opções avançadas de áudio!


O texto acima parte do pressuposto que você TEM uma placa de áudio DEDICADA com mais de 2 canais mono ou 1 estéreo (ou seja, que você tenha uma placa MELHOR do que a que vem com seu Mac).

Mas então a essa hora você talvez esteja se perguntando: "Putz, não tenho nenhuma placa de som como esta. Como vou fazer minha pré-escuta?"

Basicamente, você tem TRÊS saídas:

1 - Comprar uma placa de som apropriada para Djs e compatível com Mac (Native Audio2DJ, Numark DJ I/O, etc.) e usar exatamente as dicas do texto acima.

2 - Comprar uma placa de som USB nem tão apropriada assim com somente 2 saídas mono ou 1 estéreo e usar a configuração de áudio para duas placas de som (2 CARDS) do VirtualDJ
Nota: este link te levará para o tutorial para PC, mas tenha em mente que o processo de configuração é IGUAL.
MÉTODO PARA DUAS PLACAS DE SOM

3 - Se você está LISO e não tem dinheiro pra comprar uma placa de som por mais fuleira que seja, então você poderá usar somente sua placa de som do MAC com duas saídas, porém configurando o programa para separação monofônica (MONO SEPARATED)
Nota: este link te levará para o tutorial para PC, mas tenha em mente que o processo de configuração é IGUAL.
MÉTODO PARA UMA PLACA DE SOM COM SEPARAÇÃO MONOFÔNICA
 

Inviato Fri 15 Jan 10 @ 7:46 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
ATENÇÃO USUÁRIOS DE VERSÃO HOME FREE!!!!
LEIA ISSO CASO TENHA DIFICULDADES COM PRÉ-ESCUTA!!!

Dá pra fazer pré-escuta também com o Home, mas é um pouco diferente. As opções são pré-configuradas, você somente escolhe qual delas usar, e não tem acesso a nenhum tipo de configuração complementar.

A plataforma Home se baseia totalmente nas configurações adotadas no sistema operacional (Windows ou Mac). Ou seja, em modos SIMPLE, HEADPHONES WITH 4.1 CARD e HEADPHONES WITH Y CABLE ela irá trabalhar com o dispositivo padrão do sistema operacional. No caso de “4.1” o dispositivo deverá ser pré-configurado antes de definir a opção no VirtualDJ. Já no modo HEADPHONES WITH USB SOUND CARD o VirtualDJ utilizará como dispositivo primário (saída master), o dispositivo padrão do sistema operacional, e como dispositivo secundário (saída headphones), o dispositivo USB disponível. Esteja atento nestes detalhes antes de definir no programa.

O "Guia Detalhado para Pré-escuta", neste caso, somente servirá como referência para fins de analogia, pois o fiz baseado em configurações disponíveis somente no VirtualDJ Pro Full.

Caso você ache necessário, na plataforma Home você acessa as telas de configuração iguais às do VirtualDJ Pro Full clicando no botão [MORE...]. Mas lembro que neste caso, você somente poderá usá-los por 10 minutos, pois estes recursos somente existem no Home Free para testes.

O Tutorial “Conhecendo sua placa de som” contido no "Guia Detalhado para Pré-escuta" é obrigatório, leia com atenção para conhecer e identificar o hardware (placa de som) que você tem disponível e assim, escolher o melhor método para sua pré escuta (2, 3 ou 4). Nota: caso você tente fazer, por exemplo, o método 2 sem que sua placa tenha recursos para isso, obviamente não vai funcionar. Por isso conhecer a placa é importante!

OPÇÕES NO SOUND CONFIG (Configuração de Áudio) DO VIRTUALDJ HOME FREE
  1. SIMPLE (NO HEADPHONES)
    Este é o modo mais comum para usar o programa, ao marcar esta opção o programa usará seu dispositivo de som padrão do Windows para gerar áudio. Neste caso, não temos pré-escuta, somente ouviremos a saída MASTER do programa.

  2. DESKTOP (4.1 SOUNDCARD)
    O Tutorial “Configurando com placa 3D 4.0” equivale aproximadamente ao ícone Desktop (4.1 sound card) ou Desktop (placa de som 4.1) no Sound Config da versão HOME. É claro, você precisará ativar as saídas 3D da sua placa para que o VirtualDJ as utilize, para iisso acesse o "Guia Detalhado para Pré-escuta" e veja o tutorial referente a sua placa de som, e caso sua placa não tenha gerenciador, acesse o tuto para fazer isso via Windows. Porém, não aperte o botão [MORE...] para acessar os recursos do VirtualDJ Pro Full, basta marcar a referida opção no painel de pré-escuta após configurar a placa.

  3. NOTEBOOK (WITH USB SOUNDCARD)
    O Tutorial “Duas placas de som” equivale aproximadamente ao ícone Notebook (with USB Soundcard) ou Notebook (com placa de som USB) no Sound Config da versão HOME. Esteja certo de ter instalado corretamente os drivers e definido os dispositivos de som primário. Caso você tenha mais de um dispositivo de som no seu sistema, acesse o Gerenciador de dispositivos e desative os demais dispositivos mantendo somente duas placas de som ativas: a placa de som que você deseja usar como master (será necessário definir esta placa como dispositivo de reprodução padrão) e a sua placa de som USB que você precisa usar como pré-escuta, assim o programa só terá duas opções de placa de som para usar. Porém, não aperte o botão [MORE...] para acessar os recursos do VirtualDJ Pro Full, basta marcar a referida opção no painel de pré-escuta após configurar a placa.

  4. NOTEBOOK (WITH Y-CABLE)
    O Tutorial “Separação Monofônica” equivale ao ícone Notebook (with Y-Cable) ou Notebook (com cabo Y) no Sound Config da versão HOME. Acesse o "Guia Detalhado para Pré-escuta" e procure o tutorial referente à separação monofônica. Esteja certo de usar o mesmo cabo Y citado neste tutorial. Porém, não aperte o botão [MORE...] para acessar os recursos do VirtualDJ Pro Full, basta marcar a referida opção no painel de pré-escuta após configurar a placa. Será necessário usar o mesmo cabo Y especial já mostrado antes, veja aqui (link direto).

 

Inviato Sat 15 Jan 11 @ 12:01 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Um adendo:
Porém, se de outra forma você tiver um mixer externo e quiser usar um adaptador destes para usar a configuração EXTERNAL MIXER em mono-separated no VirtualDJ, pode ser usado desde que você faça uma inversão nos cabos que serão conectados no mixer, como mostra a figura abaixo. Atente que se vc não tiver CDJs basta não conectá-los ao mixer, e o mixer não precisa ser do modelo da figura, faça a substituição necessária conforme seu caso. Clique na figura para fazer o download em tamanho natural.

 

Inviato Sat 06 Aug 11 @ 12:43 pm


(Vecchi argomenti e forum sono automaticamente chiusi)