Accesso rapido:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: Pioneer CDJ-100 x Hercules DJ Console MK2 - chiado/distorção ao desligar audio source (som direto pelas entradas do console)

Questo argomento è obsoleto e potrebbe contenere informazioni obsolete o errate.

Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Algumas semanas atrás, fiz uma festa usando um par de CDJ-100 (do meu grande amigo Marlos, deve estar lendo isso) ligadas ao Hercules MK2, porém usando timecode.
A uma certa hora, quis tocar somente CDs com a CDJ-100 usando o Hercules como mixer. Eu sabia que para fazer isso, bastava desativar o audio source.
As chaves line-phono da Hercules MK2 estavam em "line" normalmente.
Porém, assim que comecei a tocar CDs, no beat da música ouvia-se um crack no alto falante. O som estava "rachando".
E assim foi durante todo o set, até que retornei ao sistema timecode, tudo normal.
Alguém sabe porque isso aconteceu?
 

Inviato Sun 21 Feb 10 @ 3:06 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Bom, passei boa parte desta noite quebrando cabeça com isso.
Os CDJ-100 eram emprestados, por isso não consegui fazer um teste decente, mas andei verificando algumas coisas que talvez sejam o caminho.
Os aspectos: 2 Turntables (TTs 1 e 2) ligados ao Herc MK2, configurado para timecode ASIO - saída mixer externo
Eis algumas coisas que observei, e conclusões:

  • Ao tentar mixar uma música no deck 1 (TT1 com timecode) e uma outra no TT2 sem timecode, vinil comum 45rpm, ao desativar o audio source, a música no TT2 apresentava um eco, que aumentava conforme aumentava o volume do canal 2 no Herc MK2. Fechei o VirtualDJ, no Herc config aumentei a latência para o mínimo (buffer size 96 - 2ms). Nota: em config > desempenho deixo a latência no VDJ em AUTO. O eco desapareceu.

    Conclusão: o uso de timecode deve ser feito com a menor latência possível para evitar distorções de qualquer tipo.

  • Usando o Herc MK2 configurado para mixer externo, ao desativar o audio source, o som do TT2 (que está ligado na entrada 3 & 4) vazou no canal 1 &2. Abri o Herc config, em avançados marque mixer externo (desabilitou o crossfader), mas a falha se manteve. Reativei o crossfader, alterei no VirtualDJ o config SAIDA(S) de mixer externo para headphones. Funcionou normalmente, parou o vazamento. Logo após, no Herc config retornei a curva para mixer externo, reiniciei o computador, e a falha foi corrigida, parou o vazamento.

    Conclusão: Algumas alterações de configuração na Herc MK2 somente são efetivadas após reiniciar o computador. Isso pode ser ruim se precisar mudar durante uma festa.

Uma sugestão, que uso em casa e pode evitar problemas: Com mixer externo, use divisores (ou cabos Y - 1 cabo para cada lado do estéreo, para 2 saídas use 4 cabos) para ligar as entradas phono do mixer e do controlador em paralelo, assim, o sinal de saída da TT irá ao mesmo tempo para a entrada phono do mixer, e para a entrada phono do controlador. Se forem CDJs, vc usara entradas line do mixer e do controlador. Se precisar tocar uma música normal, toque diretamente pelo mixer sem precisar passar o som pelo controlador. E quando usando timecode, use o canal do mixer onde estão conectadas as saídas da placa de som. Ou seja, vc não depende da placa de som do controlador pra tocar músicas no CDJ ou TT, sem timecode. Isso pode salvar sua vida se seu computador falhar. Vou fazer um tópico com esta sugestão, com um desenho, pra entender melhor. [EDITADO: fiz o tópico com o desenho do esquema, clique neste link para ver. Speedy53]

Ainda tentarei isso com as duas Pionner CDJ-100 pra saber se matei o problema.
 

Inviato Sun 21 Feb 10 @ 9:05 pm
Estamos aguardando porque como somos novos nisso e não temos os verdadeiros aparelhos fica difícil perceber muita coisa. Desejo te muita força para nos ajudar e posteriormente ajudar os outros. Valeu um abraço de Portugal ...Dj Budjuro
 

Inviato Sun 21 Feb 10 @ 10:08 pm
Speedy, quando você disse que aumentou a latência para o máximo, não seria o inverso. Diminuir a latência para o mínimo. E que o uso do timecode deve ser feito com a menor latência possível, ao inves da maior.
 

Inviato Mon 22 Feb 10 @ 5:36 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Blue
Obrigado, tem razão. Corrigido.
 

Inviato Mon 22 Feb 10 @ 7:25 am


(Vecchi argomenti e forum sono automaticamente chiusi)