Accesso rapido:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: Iniciando com o Virtual DJ [TÓPICO FECHADO]

Questo argomento è obsoleto e potrebbe contenere informazioni obsolete o errate.

pjcccHome userMember since 2010
Galera, boa noite... Sou DJ...alias... fui dj.. tocada com as pickups e cdj.. Ja toquei em alguns lugares como Toco e Broadway. Parei por um tempo e agora quero voltar, tenho um Sony Waio e gostaria de utilizar o virtual DJ. A minha duvida é: qual mixer utilizar? necessario mesa de som, enfim, preciso de algumas informações sobre equipamentos. Ja vi que alguns mixers nao possui entrada para o fone de ouvido, isso é pessimo pois com certeza aconteceria diversos "sambas" por não escutar a musica que está "entrando". Obrigado por auxiliar-me
 

Inviato Fri 24 Dec 10 @ 5:35 pm
Acredito que você quiz dizer controladora no lugar de mixer, porque entendo que mixer de DJ a saída para fone de ouvido seja uma função quase que obrigatória. Não conheco nenhum mixer de DJ que não tenha saída para fone de ouvido.

Explique melhor o que você está precisando.
 

Inviato Fri 24 Dec 10 @ 10:16 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
O VirtualDJ é um programa extremamente maleável, pode ser usado de diversas maneiras:
- Somente com teclado
- Com mixer externo
- Com dispositivos controladores (MIDI, Firewire, etc.)
- Com sistemas de controle por timecode (ex. Serato)
A pré-escuta pode ser obtida de qualquer modo que vc esclha utilização, ela é limitada pelo seu hardware e pela versão q vc decidir usar do programa - disponíveis versão HOME (gratuita), BROADCASTING, PRO BASIC e PRO FULL. Temos tópicos no fórum para configurar pré-escuta, seja com mixer externo ou não, e também um quadro de comparaçãoes no site explicando as diferenças básicas entre cada versão.
 

Inviato Sat 25 Dec 10 @ 10:16 am
pjcccHome userMember since 2010
Agradeço a ambas respostas.. Eu preciso de algo que torne completo.. Vejamos o que eu utilizava antes: pickups, cdjs, mixer, fone de ouvido e potencia.

Com o Vritual DJ eu uso o que? Controladores em lugares de mixers (qual modelo sugerido)? O que mais?

Mais uma vez agradeço o auxilio.
 

Inviato Sat 25 Dec 10 @ 10:58 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Como já dito, o VirtualDJ é super maleável. Procure na HOME deste website, ele pode se encaixar perfeitamente na sua necessidade. Como o programa tem saída MASTER em qquer versão ou modo de configuração, você poderá conectar a saída principal de áudio a um amplificador.

- se você não tem nenhum equipamento, somente um fone de ouvido, e não planeja usar o programa profissionalmente, você poderá operar os decks do programa através do teclado e configurar o programa para que apresente saída MASTER e HEADPHONES separadamente, para que você possa pré-escutar o áudio antes de mixar a música. Você poderá usar a versão HOME gratuitamente para esta finalidade.

- se vc usa o programa como acima, porém gostaria de transmitir suas mixagens para a internet, a versão BROADCASTING pode ser usada para esta finalidade.

- se você precisa de mais recursos e tem somente um mixer, o VirtualDJ pode ser configurado para agir como 2 CD players independentes. Assim, ele enviará os sinais dos decks 1 e 2 separadamente ao seu mixer, vc operará os decks do programa como se operam CDJs, e o mixer externo funcionará como um mixer comum. Este recurso está disponível na versão Pro Basic e Pro Full.

- se você tem CDjs ou Toca-discos + mixer + fone de ouvido, você pode utilizar sinais timecode controlando os decks do VirtualDJ. Assim você não precisará gravar CDs ou comprar vinis, basta usar o que existe no seu HD. O programa enviará áudio para seu mixer e você irá utilizá-lo normalmente, como um mixer comum. E ainda, se seu CDJ tiver MIDI, ele pode controlar o programa sem auxílio de sinais timecode. Nota: recurso somente disponível na versão Pro Full.

- se você deseja adquirir um equipamento controlador, temos um tópico na comunidade para direcionar. Os controladores mais comuns são aqueles que controlam todos os elementos do VirtualDJ - decks (incluso efeitos, loops e sampler) + mixer interno + browser - mas existem também CD players e mixers com esta possibilidade. Para escolha de seu controlador, veja no tópico "qual controlador pra começar" e faça nele sua postagem de dúvidas, obviamente após ler o tópico. Recursos de controle estão disponíveis nas versões LE/OEM ou Pro Full. Muitos controladores acompanham versões limitadas do VirtualDJ, mas TODO controlador MIDI pode ser mapeado para uso de funções básicas com o programa, sendo que mais de 60 controladores são "nativos" do VirtualDJ Pro Full (plug & play).

Eu procurei acima dar exemplos "sucessivos" de uso do programa, desde a mais simples até a mais complexa. Mas cabe a você escolher. A escolha depende de muitos fatores pessoais, como limites orçamentários, hardware e equipamentos disponíveis, etc. Mas acredito que o programa pode se encaixar em qualquer setup. Quando fizer sua opção, tentaremos ajudar da melhor maneira possível.
 

Inviato Sat 25 Dec 10 @ 3:06 pm
pjcccHome userMember since 2010
Obrigado pelo rico comentário postado. Vou ler com mais calma, analisar e caso eu tenha alguma dúvida recorro novamente ao prestativo auxilio.

 

Inviato Mon 27 Dec 10 @ 4:09 am
pjcccHome userMember since 2010

Conforme eu havia dito hoje eu não atuo mais como DJ, porem pretendo novamente voltar. Estou decidido a utilizar o software do virtual DJ, mas antes preciso entender todo o processo para que eu "nao meta os pes pelas mãos".
Pretendo tocar em casamentos, formaturas e festas de debutantes... Hoje não tenho nada em "vista" porem quero me preparar antes de ir para o "mercado".
Li todas as informações que foram postadas e me surgiu 2 dúvidas... Ressalto que facilmente eu conseguiria equipamentos como mixers, potencias e caixas de som emprestadas para eventuais eventos pois meu tio possui uma loja de instrumentos musicais.

Segue as duvidas:

Dúvida 1- Se eu tiver somente 1 mixer e 1 fone de ouvido eu opero o programa virtuak DJ diretamente do meu note atraves de mouse e teclado, correto? Com o mixer eu faço o controle do som do lado A para o Lado B e vice e versa (de uma musica para outra / deck 1 para o deck 2). Nesse procedimento eu consigo realizar a pre escuta da musica antes de mixá-la completamente? É possivel utilizar normalmente o microfone para "animar a galera" caso necessário?
Essas musicas podem ser tocadas direto do HD do meu note? Preciso comprar outra placa de som (externa USB) correto?

_____________________________________________________________________________________________________________

Dúvida 2- Percebi que existem inumeros controladores, uns mais básico e outros mais completos. Os mais basico não possuem pre escuta, sendo assim eu não consigo escutar a musica antes de mixar, correto? Existem a possibilidade de pre escuta sem a existencia do mesmo? Pergunto isso porque os controladores que possuem esse recurso são BEM MAIS CAROS.
Esses controladores CERTAMENTE substituem os teclados e mouses do notebook, tudo o que for relizado (aumento de pitch, controle de som deck 1 e deck 2, mixagem, etc), correto? É possivel utilizar normalmente o microfone para "animar a galera" caso necessário?
Essas musicas podem ser tocadas direto do HD do meu note?

____________________________________________________________________________________________________________

Dúvida 3 - Em ambas situações acima não é possivel utilizar 7.0.2 Home Free (hoje instalado em meu notebook)?
 

Inviato Mon 27 Dec 10 @ 7:56 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Dúvida 1
Sim, usando somente com mixer e fone de ouvido, você operará o programa via teclado. Como você estará operando com mixer externo, o mixer interno do VirtualDJ será desativado, e você fará o controle de som (equalização, volume, transição e pré-escuta) através do mixer externo.
Obviamente as funções de controle de deck (play, pause, pitch, efeitos, etc.) serão realizadas via teclado. Como já dito, você fará a pré-escuta normalmente via mixer.
E caso tenha um microfone conectado ao mixer, poderá usá-lo sem problemas, sem nenhuma configuração extra no programa uma vez que o mic não será conectado ao programa.
As músicas serão tocadas direto do HD, via VirtualDJ, e o áudio de cada deck enviado para o mixer separadamente. As placas de som do computador NÃO serão conectadas diretamente aos elementos finais (headphones e amplificadores).
Não é obrigatória utilização de uma segunda placa USB.
Para configurar o programa com mixer externo, veja este guia, ele traz todas as possibilidades de uso conforme hardware disponível na sua máquina.

Dúvida 2
Todas as suas conclusões estão erradas, pois partem de uma suposição equivocada.
Somente não tem pré-escuta quem não sabe configurar, ela não é limitada por nenhum tipo de hardware, mesmo computadores com placas de som com uma simples saída stereo podem ser usadas para pré-escuta. Este outro guia, a exemplo do já citado para mixer externo, mostra tudo sobre pré-escuta com VirtualDJ.
Sobre controladores, os controladores mais caros são os que tem placa própria E tem mais funções de controle. Uma importante diferença entre controladores é o fato de alguns possuirem placa de som própria, e outros não. Portanto, a pré-escuta, nos que tem placa de som própria, será feita com auxílio desta placa de som, e para aqueles que não tem, será feita usando uma ou mais placas de som que já estejam disponíveis no seu computador. TODO controlador básico tem as funções principais do programa, tanto controlam funções básicas do deck quanto do mixer.
O uso de microfone com controlador dependerá da placa de som deste controlador, por exemplo, o microfone do controlador BCD-2000/3000 não funciona com o VirtualDJ. Para controladores sem placa de som, o microfone deverá ser conectado à placa de som que você for utilizar com o programa. A configuração deste modo é um pouco mais chata para ser feita, mas pode ser feita.
Também neste caso, as músicas estarão armazenadas no HD da sua máquina, e você terá duas saídas de áudio do programa, uma MASTER e outra HEADPHONES. As placas de som do computador ou nele conectadas via USB serão conectadas diretamente aos elementos finais (headphones e amplificadores).
Para informação, a maioria dos controladores utiliza protocolo de comunicação MIDI.

Dúvida 3
A versão HOME FREE não tem suporte para controladores, nem para mixer externo. Não será possível utilizá-la caso necessite estes modos.
Somente versões LE/OEM (fornecidas com controladores) e a versão Pro Full tem suporte para controle MIDI.
Somente as versôes Pro Basic e a Pro Full tem suporte para mixer externo.

O esquema de blocos abaixo ilustra bem os modos de utilização por você questionados.

 

Inviato Mon 27 Dec 10 @ 9:09 am
pjcccHome userMember since 2010
Grato por todas as explicações, com CERTEZA a dúvida relacionada ao tópico 2 esclareceu demais as confusões que eu havia fazendo. Conclui que posso adquirir qualquer controlador e posso realizar a pré escuta atraves do meu note segundo seu tutorial.

Faz-se necessario adquirir o conector entrada P2 com saidas dupla sendo uma para a ligação do mixer ou controlador e a outra para o fone (realizar a pré escuta). Agora vou definir em relação ao meu custo beneficio e decidir de adquiro o Virtual Pro Basic, Full ou o DJ LE que comprando o controlador o sofware já viria incluso.

Momentaneamente vou "treinando" com o Free, e minha duvida consiste em saber se é possivel não somente realizar a pre escuta mas tambem escutar o som através do PROPRIO notebook. Entendo que obrigatoriamente é necessario utilizar um amplificador para sair o som e na outra ponta do cabo o fone para pre escuta, correto?

Grato pela atenção.

 

Inviato Mon 27 Dec 10 @ 3:53 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Evite postagem dupla, precisei moderar um de seus posts.
Registre suas dúvidas sobre pré-escuta no tópico referido.
Considere conhecer todas as limitações das versões LE/OEM, Pro Basic e Broadcasting caso vá tomar uma decisão de compra. Este quadro de comparações é bem útil.
Sobre controladores, eu prefiro SEMPRE aqueles com placa própria (exceto BCDs).
Lembrando qe naversão HOME FREE é possível testar recursos da versão Pro Full por alguns minutos.
 

Inviato Mon 27 Dec 10 @ 6:01 pm
pjcccHome userMember since 2010
Primeiro, me desculpe por postal em duplicidade. Isso ocorredeu devido o computador ter "travado" onde acabei clicando duas vezes. Estou com mais algumas dúvida, li alguns artigos e acredito que a versão VirtualDJ Pro Basic não permite incluir/ utilizar tocas discos e cdjs. Tambem não permite utilizar o recurso MIDI/HID Controller/Mixer Support (voce poderia me explicar o que seria esta função?).
Falando de custo beneficio, me atraiu os controladores modelo DJ Console Rmx Hercules ou a DJ Console MK4 - Hercules. Voce conhece essa marca/produto?
O modelo DJ Console MK4 - Hercules vem com o VirtualDJ® DJC edition, voce sabe informar se esse modelo é equivalente ao VirtualDJ LE?
 

Inviato Tue 28 Dec 10 @ 5:06 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
A versão PRO Basic não permite uso de toca discos e CDJs para controlar o programa, pois a mesma não reconhece protocolos de controle (MIDI/HID) e também não tem o timecode engine. Porém você poderá utilizar o computador conectado ao mixer externo, como já mostrado, e utilizar outras entradas do mixer para conectar suas CDJs ou toca-discos. Ou seja, serão elementos isolados do programa, e funcionarão normalmente tocado CDs ou vinis, mas sem nenhuma interação com o programa. MIDI/HID Controller/Mixer Support significa que esta versão do programa não permite uso de controladores ou mixers que utilizem protocolos de comunicação MIDI ou HID para controle de software.

Sim, conheço a Hercules, tenho uma Hercules DJ Console MK2 (predecessor do MK4) e já toquei em um Hercules RMX. Na minha opinião, são os melhores controladores para iniciantes do mercado pois cobrem todas as possibilidades de uso com VirtualDJ, dado recursos da placa de som destes controladores e funções de controle.

Como já dito, as versões do VirtualDJ que acompanham controladores são versões LE/OEM. Esta versão tem diversas limitações se comparada à versão Pro Full (ex.: sem timecode engine, sem saída de vídeo auxiliar, sampler limitado, não permite customização de mappers), porém foi desenvolvida especialmente para uso do controlador que a acompanha, permitindo usar todas as suas funções de controle sem exceção.
 

Inviato Tue 28 Dec 10 @ 6:50 pm
pjcccHome userMember since 2010
Em relação ao controlador certamente eu preferia a Hercules RMX, observei que poderia controlar o deck1, deck 2 e colocar mais 1 aparelho auxiliar (cdj, pickup's), sendo que a MK4 percebi que não é possivel pois possui somente 2 controles, correto?

Sobre as versões do VirtualDJ, verifiquei através do link que voce indicou que posso após adquirir o controlador + a versão LE/OEM realizar um upgrade para a Versão Pro Fulll pagando cerca de 49 dolares. Certamente é mais viável realizar esse update do que comprar a versão Pro Full e depois o controlador.
 

Inviato Tue 28 Dec 10 @ 7:50 pm
Tanto a RMX quanto a MK4 permitem utilizar um equipamento externo como um CDJ ou um iPod. A MK4 é apenas um modelo mais economico que a RMX. Ambas funcionam da mesma maneira. Quanto à atualização, acho que você entendeu algo errado. A versão do PRO, que é a que permite utilizar controladoras custa $299. Eu acho que o desconto máximo que você consegue é de $150, que foi o meu caso.
 

Inviato Tue 28 Dec 10 @ 8:10 pm
pjcccHome userMember since 2010
Senhores, comprei a MK4 conforme informei. Instalei todos os drivers, parecia tudo ok.. até que quando coloco musica para tocar ocorre um tipo de delay (lentidão, picotado) como se a musica tivesse riscada. Isso pode ser devido a versão?
 

Inviato Wed 29 Dec 10 @ 3:52 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Leia nossos tópicos sobre a MK4, e os problemas que alguns usuários enfrentaram.
E registre seu produto, para tornar-se usuário licenciado com acesso a downloads.
 

Inviato Wed 29 Dec 10 @ 3:58 pm
pjcccHome userMember since 2010
Caro Speedy, fiz o download novamente dos Drives do controlador e o problema não acontece mais. Certamente o site da Hercules está mais atualizado do que o CD que veio na MK4. Já fiz o registro conforme sua solicitação, se por acaso eu mudar para o Pró devo trocar novamente o serial number?
 

Inviato Wed 29 Dec 10 @ 5:51 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Seja bem vindo à família de usuários registrados VirtualDJ.
Quando você decidir adquirir o Pro Full, vc poderá digitar novamente seu número de série na página de compra, possivelmente terá um desconto na compra.
Após finalizar a compra, você receberá um número de série exclusivo da versão Pro Full, e será diferente do que você tem atualmente. Com ele você poderá registrar sua versão PRO. E usufruir de todos os benefícios de ser um usuário PRO, como acesso total a todos os recursos do programa, download de novas versões PRO sem custo adicional, e acesso total a todos os add-ons (skins, mappers, samples, etc.) disponíveis neste site.
 

Inviato Wed 29 Dec 10 @ 7:00 pm
pjcccHome userMember since 2010
Conforme voce havia dito a versão que possuo não existe alguns recursos como efeitos e video, entretanto devido a sua experiencia em relação ao equipamento gostaria de saber se ao comprar a versão Pro FULL o aparelho MK4 que possuo vai suportar todos os efeitos que a versão do software oferece.

Essa minha pergunta vem baseada primeiro na informação do vendedor que informou que a MK4 não teria o recurso de video (ex: passar o video numa festa de casamento) ao contrario da versão MK2 que teria essa possibilidade. Pergunto tambem em relação aos 4 comandos (botões) que a MK4 possui em cada lado, a duvida tambem seria se ao adquirir a versão Pro Full eu certamente teria mais efeitos porem consigo utilizar os mesmos somente nos 4 comandos do controlador?
 

Inviato Thu 30 Dec 10 @ 8:30 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Vou te explicar de modo simples o que é um controlador. Todo controlador é um joystick para o programa VirtualDJ. O controlador MK4 é um joystick com placa de som. Controladores com placa podem ser divididos em 2 partes: CONTROLE e SOM. A parte de CONTROLE é a função joystick, mas ao invés de fazer um bonequinho andar na tela, vc aperta um botão, o play do programa aciona, vc mexe no jogwheel, o disco do programa se move. Esta comunicação de controle é feita através de uma "linguagem" chamada MIDI, e o programa que associa os comandos (MIDI) de um controlador a uma função no programa, se chama MAPPER.

O mesmo mapper disponível na versão LE/OEM estará também na versão Pro Full, ou seja, seu controlador realizará exatamete as mesmas funções, porém a versão Pro Fulll dispõe de recursos não avaliados na LE/OEM, por exemplo a personalização de comandos de controle (um exemplo simpes para compreensão: vc pode fazer alterar o mapper para o botão PLAY acionar a função STOP) e a reprodução de arquivos de vídeo em tela inteira.

Vc está invertendo importâncias no seu setup. Do mesmo modo que um joystick não limita ou restringe a capacidade do console de videogame, seu controlador também não limita ou restringe a capacidade do programa VirtualDJ. O programa em si é que é o artista principal da história, ele é que tem os recursos, é o importante da história, e o controlador por mais caro que seja nada mais é que um auxiliar no processo. Tanto que o programa funciona sem o controlador, mas o controlador não funciona sem o programa. Entenda, estamos aqui falando de controladores simples. Existem equipamentos que além de reproduzir qualquer mídia, também realizam funções de controle em programas como o VirtualDJ. Por exemplo, o Pioneer CDJ-350 além de tocar CDs, também tem MIDI e pode controlar os decks do VirtualDJ, mas isso é outra história.

Nunca acredite em papo de vendedor de loja de música, o cara em geral trabalha com trocentos equipamentos diferentes e raramente conhece em detalhes cada um deles. Sempre leia o manual do equipamento antes de comprar para conhecer suas reais limitações e capacidades. Isso que vc escreveu sobre a MK4 não tocar vídeo e a MK2 sim, eu descoheço. Primeiro não é o controlador que toca o vídeo, e sim o programa - como já escrevi acima. Segundo, ambas versões LE/OEM que acompanham os dois consoles reproduzem arquivos de vídeo. A versão LE/OEM que acompanha os 2 consoles são identicas, o que uma faz a outra tbm faz, guardadas as diferenças entre os consoles. Se vc quiser confirmar se a sua versão LE/OEM topa vídeos, é só carregar um arquivo de vídeo no deck e apertar PLAY. A versão Pro Full reprodz vídeos, mas acredito que a diferença entre as duas é a questão da saída em tela inteira, o que não existe na LE/OEM. A saída em tela inteira possibilita que você mande a saída principal de vídeo do VirtualDJ para um projetor ou tela LCD, assim você fica com o skin do programa no monitor do seu computador, e a imagem do videclip rolando no telão. Mas isso é outra história...

Sobre o que vc chama de "4 comandos" acredito que esteja se referindo aos botoes 1 até 4 da parte de Loops do deck. Como já disse, a função destes botões é restrita na versão LE/OEM mas na versão Pro Full pode ser totalmente personalizada. Pode ser que no seu mapper atual, aquilo sirva para acionar loops, se ligado. O botão 1, por exemplo, é um loop de uma batida, o 2 com 4 batidas, o 3 com 8 batidas e o 4 com 16 batidas... E se desligado, os 4 botões acionam efeitos do programa (flanger, wah-wah, beatgrid, backspin, etc). Como vc só tem 4 botões, somente conseguirá acionar 4 efeitos de uma vez... mas podem ser feitos ajustes para melhorar isso na versão Pro Full...
O VirtualDJ tem um recurso chamado banco de efeitos, em cada banco vc consegue colocar um efeito e acioná-lo separadamente e independente. A sua versão tem somente 4 bancos de efeitos, mas pelo que vi até hoje, existem 6 bancos de efeitos, e em cada banco vc pode carregar um dos mais de 50 efeitos de áudio disponíveis para downloads na seção de add-ons do programa. Na versão Pro Full o que vc pode fazer, é customizar seu mapper para, por exemplo, o botão 1 selecionam o efeito do banco 1 e o 2 ativa o efeito, o 3 seleciona o efeito do banco 2 e o 4 ativa o efeito. Ou então, vc pode mapear o teclado do computador, por exemplo, manter os 4 botoes do console ativando os efeitos dos 4 bancos, porem vc pode atribuir funções ao teclado do computador que possibilitem selecionar e parametrizar os efeitos em cada um dos 4 bancos. Assim vc escolhe o efeito a ser usado usando o teclado e aciona o efeito usando o console.
Um detalhe: mapeamento pode envolver funções simples e complexas. É fato que tudo isso que escrevi acima pode ser feito, porém no caso de mapeamento complexo escrever as funções não é uma coisa fácil. No caso destes 4 botoes, há um mapeamento complexo envolvido porque a função deles muda quando se liga ou desliga o botão LOOP.

Você já tem total acesso a baixar estes efeitos, porém não sei confirmar se você consegue trocar os efeitos do banco de efeitos na sua versão, mas na versão Pro Full isso é totalmente possível.

Já estamos há 21 posts trocando msgs, mas estou percebendo em você que falta-lhe um pouco de iniciativa par buscar suas respostas. Além disso, já esgotamos este assunto pois as dúvidas aqui apresentadas nada tem a ver com dúvidas de iniciantes (começamos a falar de mapeamento, cara...). Procure os manuais do programa, procure pesquisar nos fóruns.

[TÓPICO FECHADO]
 

Inviato Thu 30 Dec 10 @ 9:53 pm


(Vecchi argomenti e forum sono automaticamente chiusi)