Accesso rapido:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: fugindo sincronia com meu scratch (toca disco + Versaport + virtual DJ) - comportamento muito estranho deck B

Questo argomento è obsoleto e potrebbe contenere informazioni obsolete o errate.

LeoDJ79Home userMember since 2013
to com 1 problema.... quando vou fazer esse movimento de scratch (vai e vem) pra poder encaixar a proxima musica do set de mixagem a musica fica fugindo, sai de sincronia com meu scratch... como faço pra corrigir esse problema? quando vou e volto com a mao no disco no começo da musica....na tela as vezes a musica atrasa 1 pouco... ae eu tenho que procurar outro ponto no disco pra poder iniciar a musica!!!

tenho 2GB RAM.... Pentium Dual-Core E6600... placa mae: biostar g31-M7 TE... 320GB sata
uso 2 toca discos, 1 american audio versaport e 1 mixer
uso o Pro Full... meu acho que eh o 7.0... nao tenho certeza e agora nao dá pra saber pq to no trabalho!
 

Inviato Fri 05 Jul 13 @ 9:55 am
Pelo o seu setup estou imaginando que está usando timecode correto ?

Em relação a não sincronização da música quando faz o movimento no disco, no caso o time code, pode estar relacionado a latência, que ´´e o tempo de resposta do movimento no vinil x movimento da musica no VDJ.

Outro ponto a verificar é a versão do seu VDJ. Sempre como em todo hardware utilize a última versão.

Coloque mais informações para tentarmos ajudar pois está vago.

Abs
 

Inviato Fri 05 Jul 13 @ 5:55 pm
LeoDJ79Home userMember since 2013
isso mesmo.... timecode!
mas o tempo de resposta ta bom em todas as outras partes da musica.... nao sei pq soh acontece no começo.
a versao mais nova eh a 7.4?
tem como me passar o site de onde tem?

abç!
 

Inviato Sat 06 Jul 13 @ 4:55 pm
LeoDJ79Home userMember since 2013
mas eh basicamente isso q tah acontecendo!
me diz o q tenho q colocar aqui pra ajudar!
 

Inviato Sat 06 Jul 13 @ 4:57 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Eis o site de onde tem a versão 7.4.
http://www.virtualdj.com/buy/index.html
Acho importante informar que não apoiamos iniciativas ilegais no fórum, inclusive pirataria de software.

Sobre o ponto em questão, vejo 4 causas que talvez estejam interferindo:
  1. Utilização de VirtualDJ Pro Full pirata
    Infelizmente, é difícil obter bom desempenho de um programa modificado por hackers. Considere dar apoio ao VirtualDJ pela utilização de cópias originais. Mas se você não pode seguir este camimnho, terá que se acostumar a enfrentar problemas...

  2. Latência
    O djinn_marcose foi preciso na sua observação. Para tocar, você não precisa de uma resposta rápida (latência baixa) mas isso é essencial ao realizar um scratch. Tenha certeza que o VirtualDJ não está forçando latência alta na sua placa de som, e também que esteja ajustada a menor latência possível em sua Versaport.

  3. Lead time = zero
    Com isso, a musica inicia no exato momento que começa o sinal timecode. Aumentando o lead time você aumenta a diferença entre o momento que inicia o sinal timecode e o momento que inicia a música. Isso dá maior estabilidade ao scratch inicial, pois a agulha estará posicionada em uma região mais estável do vinil.

  4. Ajuste de peso
    Se você nota que a agulha "pula" de sulco no vinil e a música se inicia em outro ponto, verifique o ajuste correto de contrapeso para seus toca-discos. Este comportamento é comum caso você tenha pouco peso agindo sobre a agulha. Mas cuidado para não deixar muito peso, o que pode danificar as ranhuras do vinil e piorar demais a resposta por danos ao sinal timecode.

 

Inviato Sat 06 Jul 13 @ 5:20 pm
LeoDJ79Home userMember since 2013
fala galera!!! descobri que esse tal problema na sincronia "toca-disco X virtual DJ" tá acontecendo por causa da minha interface que parece estar com pane no OUTPUT 2... estou conseguindo fazer scratch normal no deck 1....
o problema que tah dando eh que quando dou uma batida com a mão, mesmo que fraca, no deck 2 ou vinil, vibra na agulha e dah tilt no sinal timecode, as vezes batendo no deck ou vinil a musica chega a tocar em "inverter fase" sem eu botar pra tocar nesse modo, ae quando eu dou stop e play de novo volta a tocar normal...
jah botei o mesmo deck no INPUT 1, dei uma batida de leve e a musica nao pulou.... ja mudei os cabos e o problema fica só no OUTPUT 2... na janela de configuração, as formas de onda, mesmo configurando igual para os 2, o sinal fica diferente, o deck 2 fica com 1 sinal todo "embolado", já no 1 fica do jeito que tem que ficar, no esquema... eu consigo escutar as musicas sem problema no deck 2, mas se eu bater de leve no deck ou vinil, dá tilt na musica e quando vou fazer scratch, a musica no PC foge, sai de sincronia justamente por causa desse problema...

alguem sabe me dizer se isso eh defeito na interface ou se eh soh configuraçao errada???
 

Inviato Wed 17 Jul 13 @ 5:39 pm
LeoDJ79Home userMember since 2013
 

Inviato Wed 17 Jul 13 @ 8:00 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Obrigado pelo vídeo, certamente ajuda muito pois tem horas que só escrever não ajuda a esclarecer exatamente o que é o problema.

Parece que algo provocou algum tipo de "hipersensibilidade" no deck B do seu sistema timecode. A diferença obtida na qualidade do sinal explica isso. Alguma interferência está afetando esta qualidade.

O que escreverei abaixo parece que é algo meio óbvio, mas como existem muitos detalhes nas configurações você pode ter deixado passar algo...

  1. Estou considerando que seu setup básico (toca disco, cabos, cápsula, agulha e vinil) são iguais e estão funcionando perfeitamente, pois um defeito de shell ou agulha, um ajuste errado de contrapeso e mau contato de cabos pode provocar falha na transmissão de sinal para a interface e consequentemente, colocar todo o resto a perder. Por exemplo, o peso sob a agulha no deck A ser maior que o peso sob agulha no deck B, o que deixa o deck B mais sensível a vibrações, que quando ocorrem interferem no contato físico da agulha com o vinil o que consequentemente interfere no sinal transmitido pelo conjunto.
    O teste mais seguro é desligar tudo e conectar separadamente cada elemento, por exemplo, inverter shell e agulha nos toca-discos, ligar o toca-discos B (que está ruim) no input A do interface (que está bom). Se o sinal aparecer perfeito no timecode config, então você sabe que ambos conjuntos do setup estão perfeitos, e assim por diante eliminando possibilidade de defeito físico em cada elemento do sistema DVS (vinil/sinal, agulha, shell, toca discos, interface, mixer, cabos).

  2. Abra o gerenciador de áudio da sua interface, certifique-se qua não há nenhuma diferença de configuração (ajuste de input, volume, ganho, etc.) para as duas inputs (atenção especial nos ajustes de inputs) e outputs da sua placa de som. Observe também caso existem chaves ou botões de ajuste na interface (ganho, seleção de sinal de entrada line/phono, etc.), se ambos estão em posições iguais para ambas entradas e saídas. A lógica é copiar os ajustes do lado que funciona para o lado que não funciona.

  3. Este tipo de comportamento pode ocorrer em particular quando o tipo de sinal timecode (vinil) está diferente em cada deck, houve diferença na hora de selecionar, portanto esta por enquanto é minha maior suspeita. Já tivemos aqui usuários que selecionaram no deck A o sinal "serato CV02 A" e no deck B o sinal "Serato CV02 B" pensando erradamente que a letra junto ao nome do sinal significava o deck, mas que na verdade define tipos de sinal timecode diferentes. Isso é um erro típico de novatos pois é fato que os usuários DVS compram vinis iguais com sinais iguais.
    Abra o VirtualDJ > config > sound setup > timecode config e certifique-se que os valores de TODOS os ajustes (left/right, vinil, mode, gain, phase, silence) para AMBOS decks (line 1 e lline 2) estejam iguais. Clique também e debug e veja se está tudo igual em ambos (invert stereo, filtro RIAA, etc.). Faça no deck ruim os mesmos ajustes do deck bom.

  4. Ao executar os 3 passos acima, você elimina as suspeitas de configuração de software e de interface, e falha de conexões. E se os problemas continuarem, só restarão duas alternativas: problema no hardware (que você mesmo suspeita) ou defeito no software (que já expliquei o motivo).

 

Inviato Wed 17 Jul 13 @ 9:44 pm
LeoDJ79Home userMember since 2013
liguei o toca-discos B na input A e tocou normal.... o sinal ficou bom... o peso sobre a agulha entao nao eh o problema... correto? dei a batida de leve e nao pulou.
inverti as agulhas e soh a input B continuou com o problema.
a configuração no gerenciador de áudio tah tudo ok...
mas os ajustes do toca-discos A tah diferente do toca-discos B, pra eu poder mixar com esse problema tive que configurar diferente... se eu botar os ajustes do deck ruim igual do deck bom, quando aperto o stop no B, o grafico de audio que fica na parte superior do VDJ fica se movimentando devagar, tremendo 1 pouco e saindo som na caixa de som.

aqui estao as fotos de como eu to usando para poder mixar com esse problema:



 

Inviato Sat 20 Jul 13 @ 5:42 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Observações:
  1. Primeiramente, você não precisa tirar fotos da tela. Use o printscreen, que é uma função do windows e todo teclado tem. Se você não sabe como usar, o Google pode ajudar.

  2. Se você estava rodando sinais timecode no momento dessa foto a situação é pior que eu estava pensando. Olhe como deveria se parecer o sinal timecode NOISEMAP do Serato na janela do VirtualDJ.



    Se estavam rodando os vinis e o aspecto do sinal realmente é esse, você deverá rever tudo, pois a sua situação sequer é parecida com o mínimo esperado de resposta, e por isso os problemas em questão são resultado disso.

    Mas se você não estava rodando o vinil, então realmente faz sentido estes rabiscos.

  3. Você tem certeza que "a configuração no gerenciador de áudio está OK"? Segue como deveria ser normalmente:
    Inputs = Timecodes
    Outputs = External Mixer
    Soudcard = ASIO Driver
    Em frente ao box Soundcard, defina no menu drop-dowm AA ASIO driver ou ADJ ASIO driver ou Versaport ASIO driver ou qualquer opção ASIO relacionada à sua interface.
    Em frente ao box Outputs, defina no menu drop-down defina Left deck: Chan 1&2 / Right deck: Chan 3&4

  4. Os ajustes em geral são iguais em cada deck porque em teoria, não existe nenhuma diferença entre cada lado do seu setup. Agulhas iguais, discos iguais, toca-discos iguais, então os ajustes devem realmente ser próximos.

    Você tem certeza que sabe o que cada ajuste faz, dentro desta aba? É recomendável que você saiba, pois mexer aleatoriamente nos botões até obter um sinal perfeito é muito improvável. O que faz cada ajuste está definido tanto no manual do VirtualDJ, quanto no meu tutorial sobre timecodes, na seção sobre ajuste de sinal.

    O ajuste que mais me chamou atenção, além do aspecto de rabisco do sinal timecode, foi a diferença de ganho e de ajuste do silence de um lado para outro. Isso me leva a suspeitar (juntamente com o ponto 7 abaixo citado) que você talvez esteja com dificuldades para ajustar as configurações da sua interface.

  5. Você está usando o sinal CV02B. Há alguma melhora se usar o CV02A?

  6. Você não falou nada sobre as opções marcadas em Debug.

  7. Você não falou nada sobre ajustes no gerenciador da placa de som, por isso tenho pontos a observar (com base no manual da Versaport)

    1. O botão LINE/PHONO deve estar apertado (posição Phono).
    2. Ligue os cabos de aterramento no mixer e puxe uma extensão do aterramento para a Versaport
    3. Os botões superiores MIC LEVEL e MONITOR LEVEL parecem não ter nenhuma gerência nos níveis de entrada e saída.
    4. Em contrapartida, não há no manual nenhuma informação concernente a um gerenciador de entrada e saída quando em modo ASIO. Isso é importante pois estes ajustes não podem ser feitos via gerenciador de áudio do Windows pois o Windows só consegue trabalhar com a parte WDM/DirectX/Directsound da Versaport, e como dito precisamos do ASIO para timecodes.
      Você pode confirmar se há alguma maneira de ajuste ASIO para Versaport? Existem coisas básicas que precisam ser ajustadas na interface, como o ASIO buffer size (latência) e a falta de informação na internet me impede de dar detalhes sobre estes ajustes.
      Uma dica que recomendo é sempre trabalhar com os drivers mais atualizados. Visite a página do fabricante e veja se há alguma versão mais nova do que a instalada atualmente em seu sistema.
 

Inviato Sat 20 Jul 13 @ 6:32 pm
LeoDJ79Home userMember since 2013
eh ... eu sei disso, mas na hora esqueci q dava pra ter feito isso... mas tb do jeito q fiz eh mais rapido... nao tava afim de demorar!
nao ..... nao..... tava parado!
a configuração no gerenciador de áudio está do jeito que vc falou ae!!!
Os ajustes em geral são iguais, mas se eu botar iguais acontece o que ja te falei!
eu sei algumas coisas na aba, tudo nao!
mas continuo achando que o problema tah na interface!
eu tenho que desativar o "ASIO Ultra-latencia" que fica em frente ao box Soundcard?
botei no CV02A e a qualidade ficou variando entre 4/ 1% em B fica 100%!!

as opções marcadas em Debug:


parado A


play A


parado B


play_B



o botao está em phono!
MIC e MONITOR nao interferem!
como faço para confirmar se há alguma maneira de ajuste ASIO para Versaport???
o driver jah dei uma olhada... tah atualizado!


 

Inviato Sun 21 Jul 13 @ 1:09 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
A opção "ASIO Ultra latência" deve ficar marcada sempre, pois com isso você garante que o tempo de resposta será o menor possível. Afinal, é para isso que existem drivers ASIO. Sem essa opção, você poderia usar uma interface WDM qualquer...

Pelo que eu vejo nas figuras, o sinal timecode tá "clipando" no deck B, por isso que tá ruim.
Veja que no deck A você tem a forma de onda dentro do gráfico, e no deck B você só vê a parte central da forma de onda, e no gráfico onde deveriam ter os círculos concêntricos, aparece uma forma de onda "quadrada".
Isso significa que o sinal timecode está muito mais alto na entrada B do que na entrada A. Isso é provocado por erro no casamento de níveis de entrada e saída do player e da interface, ou ajuste de ganho super alto.
Isso, aliado a um ajuste errado de silence, deixa o timecode engine supersensível a variações no sinal, por isso que fica estranho quando você dá batidinhas no toca discos.

Eu escrevi sobre isso no meu tutorial, na última parte dele, "resolvendo problemas".

Speedy53 wrote :
4.6.1) A janela de configuração exibe uma forma de onda quadrada.



Existe registro que alguns usuários NÃO conseguram configurar timecodes com Denon DN-S3500, Pioneer CDJ-800MK3, e outros CD players profissionais. Estes aprelhos demandam um sinal timecode com nível muito baixo em razão do nível de suas saídas (veja mais no item 3.4).

Um sinal timecode com nível muito alto geralmente é exibido no timecode config com uma forma de onda quadrada. É um problema muito comum durante a fase de ajuste, por isso está mencionado aqui. Resolva-o com uma das ações abaixo:

  • Verifique se baixou o sinal timecode correto
  • Conforme se fez o “casamento” correto dos níveis de saída do player e de entrada da interface.
  • Se a sua interface possuir ajuste de ganho NEGATIVO, reduza o ganho da entrada
  • Em casos que não é possível reduzir ainda mais o ganho de entrada e o sinal timecode está CORRETO, reduza o nível do sinal com um editor de áudio.


Eu olhei com cuidado seu setup, li os manuais de cada um, e percebi alguns detalhes que talvez você tenha deixado passar.

Um detalhe que percebi sobre a Versaport: o botão line/phono só atua na Entrada 2/Input 2. A Entrada 1/Input 1 tem nível de entrada LINE, é fixo e não pode ser alterado. Em resumo: para trabalhar com 2 toca-discos, a Versaport sofre de falta de recursos de entrada. Mas não se desespere e continue lendo, pois isso pode ser compensado.

Eu vi também que seu Numark TT-USB tem algumas características interessantes no painel traseiro: uma chave LINE/PHONO e um ajuste de ganho.



Com base nisso, acredito que você deve rever alguns ajustes:
  1. Coloque a chave na traseira de ambas Numark na posição LINE
  2. Posicione o ganho na traseira de ambas Numark em uma posição intermediária (6:30 horas).
  3. Deixe o botão line/phono da Versaport "solto", ou seja, posição LINE.
Assim, garantimos o casamento de entrada/saída dos toca-discos com sua Versaport. Os toca-discos mandarão pra Versaport sinal no nível LINE e a Versaport terá as entradas adaptadas para LINE para receber este sinal.

Porém, caso suas Numark só tenham saídas em nível PHONO, você tem duas opções de solução:
  1. Via Hardware
    Compre um pré-amplificador para amplificar o sinal do seu toca disco de phono para line, e conecte a saída do pré-amplificador na Input 1 da Versaport.

  2. Via software, você poderá ajustar de 2 modos

    1. Se você deixar o botão da Input 2 da Versaport em modo PHONO
      Conecte diretamente o toca discos na entradas 1 e 2, abra o VirtualDJ e marque a opção "usar filtro RIAA phono" somente no debug do deck A. O deck B não precisará de filtro RIAA pois a Input 2 já estará adaptada para PHONO via chave line/phono da Versaport.

    2. Se você deixar o botão da Input 2 da Versaport em modo LINE
      Conecte diretamente o toca discos na entradas 1 e 2, abra o VirtualDJ e marque a opção "usar filtro RIAA phono" em ambos debugs, deck A e deck B.

O filtro RIAA é um "pré-amplificador interno" do VirtualDJ e serve exatamente para casos em que a os toca-discos são nível PHONO mas a interface somente tem entradas nível LINE.

Reiterando: você não precisará fazer nada do que está escrito acima em azul se suas Numark tiverem as chaves LINE/PHONO, pois você fará o casamento normalmento por hardware conforme expliquei.

Creio que neste momento, você já terá timecode 100% em ambos canais, de uma forma ou de outra. E assim espero.

Se você continuar com problemas de sinal, siga em frente pois entraremos nos detalhes de ajuste. É bom que você leia, mesmo que seu problema tenha sido resolvido, para saber mais sobre seu equipamento e como ajustar corretamente o sinal.

O problema da Versaport é que não tem muita informação sobre como ajustar os níveis de entrada através de um gerenciador de áudio próprio. Verifique por favor se ma pasta que você baixou com os drivers, existe algum tipo de arquivo executável de nome "ControlVersaport.exe". Ou então, veja em painel de controle > hardware e sons, se existe algum ícone da American Audio. É neste controle que conseguiremos ajustar a sensibilidade do canal B.

Mas vamos tentar ajustar mesmo sem mexer em ajustes internos da Versaport.

  1. Abra o VirtualDJ e acesse os ajustes (timecode config) e utilize para ajuste a aba "Ambos". Coloque o vinil pra rodar em ambos toca discos.
  2. Não se preocupe se nesse momento o VirtualDJ não responder como deve, estamos em fase de ajuste.
  3. Diminua o ganho do VirtualDJ até zero, e ajuste o ganho até que o sinal caiba dentro das janelas dos gráficos de cada deck.
  4. Se com ganho do VirtualDJ em zero, o sinal ainda estiver clipando, reduza ao mínimo o ajuste de ganho na traseira das Numark e ajuste até que o sinal caiba dentro da janela do gráfico.
  5. Se com ganho das Numark e do VirtualDJ em zero ainda estiver clipando, será preciso acessar o gerenciador da Versaport e ajustar o ganho de entrada de cada canal. Se você conseguiu achar este gerenciador com as dicas que escrevi acima, ajuste o ganho de entrada até que o sinal caiba na janela. Mas se você não achar este ajuste, entre em contato com o suporte técnico Versaport e questione o fabricante sobre a existência deste gerenciador.
  6. Considerando que você conseguiu fazer o sinal caber na janela, desligue agora o toca-disco. Você perceberá que o ruído de fundo aparece no gráfico como se fossem rabiscos.
  7. Ajuste o botão silence até que o círculo cinza cubra o ruído. Assim este ruído não irá interferir no timecode engine.
  8. Ajuste o botão left/right (balance), em geral ele fica na posição central, mas caso haja alguma perda de sinal provocada por cabo em algum dos canais você poderá acertar isso.
  9. Ajuste o botão anti-fase até que os sinais fique os mais redondos possíveis. Recomendo avançar gradualmente a agulha de posição no vinil e checar o nível de sinal até a posição final do disco.
  10. Caso você necessite algum ajuste específico para cada deck, acesse a guia referente a cada um para fazê-lo.
 

Inviato Sun 21 Jul 13 @ 11:47 am
LeoDJ79Home userMember since 2013
falae Speedy.... blz?

po, ae..... vc eh sinistro mesmo.... matou minha pane!
obrigado ae pela moral!
pensei que tivesse com a interface ruim!

depois vou postar uns prints de como ficou.... o deck 2 tive que diminuir mais o ganho que o do deck 1 pra ficar igual.... nao entendi o porque, mas agora ficou show!
 

Inviato Thu 25 Jul 13 @ 2:12 am
LeoDJ79Home userMember since 2013
falae, meu "paceru".... demorei mas to aqui de novo.... pensei q vc fosse responder meu ultimo post!

mas tah ae o resultado:










fui!
 

Inviato Sat 24 Aug 13 @ 3:02 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Não respondi seu último post pois não havia nada a dizer, haja visto que você relatou que o resultado estava satisfatório.

A resposta do sistema pode melhorar se aumentar um pouco o ganho até que o círculo se encaixe perfeitamente na janela do gráfico, e se você mexer na fase (phase/anti) e no balanço (left/right) pro gráfico ficar menos ovalizado e mais redondo.

Obrigado pelo retorno.
 

Inviato Sat 24 Aug 13 @ 8:05 pm


(Vecchi argomenti e forum sono automaticamente chiusi)