Accesso rapido:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: Não sei controlar o Bpm

Questo argomento è obsoleto e potrebbe contenere informazioni obsolete o errate.

Boa Narte.
Pessoal não sei como controlar o Bpm
 

Inviato Sat 02 Dec 17 @ 11:15 am
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Não entendi bem a pergunta. Qual a dificuldade?
Em geral o BPM é calculado automaticamente pelo programa, e o controle do BPM (unidade do andamento da música) é feito via pitch slider, isso se não estiver usando sync, onde o programa também faz tudo automaticamente.
Sua dúvida pode ser interpretada de duas maneiras:
Problemas ao acertar as músicas "de ouvido" - quando não se usa sync, a equiparação entre as batidas das duas músicas é feita manualmente. Existe uma técnica para isso.
Problemas com o beatgrid das músicas - por vezes o VirtualDJ erra o cálculo do beatgrid (os marcadores quadrados que ficam sob a forma de onda) e neste caso o automatismo se perde.
Se for algum destes casos, volte a postar com mais detalhes.
Se não for, explique melhor.
 

Inviato Sat 02 Dec 17 @ 3:13 pm
Tenho mesmo os dois problemas citados por ti na resposta anterior...
 

Inviato Sat 02 Dec 17 @ 7:28 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Problema para acertar música "de ouvido"
Eu acredito essa técnica de mixagem não seja possível ensinar via fórum, ajuste de pitch no ouvido depende de sensibilidade e treino. Neste caso eu recomendo que procure conselhos com um DJ amigo e tente agendar aulas com equipamentos reais, que não dependam de contagem de BPM, para apurar sua técnica.

Problema com erro no beatgrid
Para saber consertar o beatgrid de uma música se utiliza o Editor de BPM do VirtualDJ 8.
Não vou aqui dar detalhes de operação do Editor de BPM, para isso leia o manual do programa que lá estas informações são fáceis de encontrar.
Na maioria das vezes - para música eletrônica estamos falando de 95% dos casos - uma simples reanálise resolve o problema.
Para os 5% restantes existem 3 situações que ocorrem com mais frequência
1 - BPM apurado é o dobro do real, ou metade do real - em geral isso acontece em músicas com batidas quebradas, como R&B, New Jack Swing, Downtempo, Drum n' Bass, e outros gêneros. Nestes casos basta apertar o botão x2 ou /2 que o ajuste será feito.
2 - BPM é irregular - é o caso mais raro, muito comum em músicas gravadas antes do advento de baterias eletrônicas (70s, 80s) ou para músicas que intencionalmente variam o andamento durante a execução (megamixes, ou que tem transição de ritmo interno). E também o mais difícil de resolver, pois depende de ajuste de BPM variável. No BPM variável, a música é dividida em várias seções de BPM, que você define com vários marcadores ao longo da música, e estes intervalos entre marcadores são ajustados manualmente. Com isso, a cada seção será apurado um valor de BPM. A maior dificuldade neste caso é manter algo que chamo de "coerência da grade"... talvez já tenha observado que a cada 4 marcadores pequenos existe um marcador grande. No BPM variável é bem fácil perder esta métrica, portanto se exige um cuidado especial nesta situação.
3 - Compasso diferente de 4:4 - mais raro ainda que o caso anterior, se aplica em alguns gêneros musicais cujo compasso é diferente de 4x4 por exemplo jazz e valsa. Neste caso, o beatgrid VirtualDJ é inútil.


 

Inviato Sat 02 Dec 17 @ 9:16 pm


(Vecchi argomenti e forum sono automaticamente chiusi)