Speedy53
Sou Frank Speedy, membro do time de suporte VirtualDJ em língua portuguesa. Entre em contato, envie uma mensagem particular, ou faça uma postagem no mural público. Por favor use as ferramentas apropriadas para problemas e dúvidas com VirtualDJ. Veja os playlists dos meus sets, e fique ligado no meu blog, onde você pode ver vídeos meus discotecando - transmitindo ao vivo desde 2010.
I am Frank Speedy, member of VirtualDJ Support Team for portuguese speaking users. Contact me by private messages, or posting at the wall. Please use the appropriate tools if you have any issues regarding VirtualDJ. Check my sets, and stay tunned to my blog, where you can see my DJing videos - live streaming since 2010.
 Pré-escuta/Mixer externo - uma só placa de som 3D 4.0 ou superior - Configurando placa REALTEK HIGH DEFINITION AUDIO

Wed 28 Jun 17 @ 1:45 am

Olá, bem-vindo a mais um tutorial.

Neste aqui, você irá aprender a configurar alto-falantes quadrifônicos para sua placa de som REALTEK HIGH DEFINITION AUDIO.

Lembrando 1: Se você chegou até aqui, espero que já tenha lido o tutorial “Conhecendo sua placa de som (recursos necessários)”. Caso não tenha lido, clique aqui antes de tentar configurar sua placa, pois é fundamental para ter sucesso neste processo.

Lembrando 2: Este tutorial foi feito para usuários que possuem gerenciador próprio de efeitos sonoros no painel de controle. Caso sua placa não tenha, faça a configuração diretamente pelo gerenciador de áudio do seu sistema operacional. Clique aqui para voltar ao tópico sobre pré-escuta, ou aqui para voltar ao tópico sobre mixer externo.


Configurando sua placa

Primeiramente, localize no painel de controle o gerenciador da sua placa, como mostra a figura abaixo.


Menu iniciar > painel de controle > gerenciador de efeitos sonoros

Alguns efeitos sonoros de simulação de ambiente reproduzem parte do áudio da saída traseira nos alto-falantes frontais e vice-versa. Isso provoca um vazamento de áudio da saída MASTER pra saída HEADPHONES (ou do DECK1 no DECK2 no caso de mixer externo), ou o contrário. Para evitar este vazamento, acesse a guia “efeito sonoro”, e certifique-se que não haja nenhum efeito selecionado.


Verificando simulação de ambientes

Agora, você deverá conectar 2 pares de alto-falantes, sendo um par em cada saída traseira da sua placa de som. Neste caso, utilizaremos os plugues azul e verde. Isso é importante pois algumas placas de som somente reconhecem a saída quando há algum componente ligado. Caso não tenham alto-falantes, para ajustes inicias você pode usar fones de ouvido simples para mp3 que poderão ser substituídos por cabos p2 stereo + 2 RCA ou fones de ouvido profissionais, sem nenhuma alteração de configuração.

Observe que ao conectar os dispositivos, o gerenciador de áudio irá perguntar oque foi conectado em cada plugue. Para o plugue azul, defina "saída de alto falante frontal" e para o plugue verde, selecione "saída de alto falante traseiro". Clique OK após definir cada plugue.


Definindo as saídas de alto-falantes

Acesse então a guia “Configuração de alto-falante”. No menu drop-down escolha a opção "Quadrifônico". No painel "Alto-Falantes Full Range" ative ambas opções, isso irá evitar que o volume dos alto-falantes traseiros seja inferior ao volume dos alto-falantes dianteiros. Depois, clique sobre cada caixa de som da figura. Será emitido um sinal de áudio em cada caixa, indicando que todas estão em condição de uso. Caso alguma das caixas não emita nenhum som durante o teste, verifique suas conexões, se estão alimentadas por energia (algumas usam conexão USB para energia) e estado dos componentes usados para teste.


Configurando

Após certificar-se que as caixas estão funcionando perfeitamente, passe então ao tutorial de configuração do programa, clicando aqui para PRÉ-ESCUTA, ou aqui no caso de MIXER EXTERNO.

Nota: algumas placas de som quando configuradas em modos 3D de alto-falantes - 4.0, 5.1, 7.0 - ativam imediatamente um sistema de atenuação dos canais traseiros, fazendo com que o áudio da saída traseira tenha um volume menor que o dos alto-falantes frontais. Isso faz com que o áudio dos fones seja mais baixo que o áudio da saída principal. Caso a opção "Alto-Falante Full Range" não funcione como deve, eis algumas sugestões para resolver o problema:
  1. Altere o ganho do fone utilizando o próprio VirtualDJ. "Ganho" e "Volume" são coisas diferentes, então compense o ganho aumentando o nível até que se equipare à saída "Master".

  2. Use um amplificador de áudio simples para a saída que apresentar redução no som.

  3. Utilize o amplificador de suas caixas de som do micro para este trabalho, ligando-as na saída traseira e ligando os fones no plugue da caixa principal (aquela com o botão do volume).

  4. Caso utilizando sistemas acima do 4.0, utilize outras saídas para plugar seu fone. Por exemplo, ao invés de plugar o fone na saída traseira, conecte-o na saída central. Com isso, você utilizará as saídas frontais e central para MASTER e HEADPHONES, ou DECK1 e DECK2. Estas duas saídas normalmente não possuem atenuação de volume. Atente para alterar a saída adequadamente no sound setup do VirtualDJ.