Accesso rapido:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: Arquivo Database do drive c:/User/Marcos/Documents/Virtualdj foi corrompido e não consigo substituir ele
Estava tocando e esbarrei no cabo usb que conecta o VDJ à controladora. Nesse momento a controladora perdeu o conexão com o VDJ. Quando repluguei o cabo, esperando que a conexão fosse re-estabelecida, como ja havia ocorrido em outros trabalhos, mas dessa vez não voltou. Fechei o programa, desliguei contrtoladora, re-iniciei o laptop, mas nada resolveu. Ao re-abrir o vdj veio a mensagem " VirtualDJ - problem opnning database. Database in C: could not be openned!"
Estou me referindo não ao database na raiz do C ou na raiz de drives externos, me refiro ao Database do c:/User/Marcos/Documents/Virtualdj. Aparentemente ele é responsável por muito mais do que apenas Cues, POI e etc... pois meus hot cues estão salvos e funcionando.

Sem ler esse databse o VDJ não se conecta à controladora. Como tenho o backup desse arquivo em outros lugares, tentei substituir ele por um de backup, mas para minha surpresa, não consegui, mover, deletar nem renomear, recebo a mensagem que o VDJ esta usando ele, mesmo com o VDJ fechado e já ter re-iniciado o laptop. No gerenciador de tarefas na aba serviços não aparece nada, mas na aba "detalhes", aparece o processo mas não conseguimos encerrar ele.

Dessa forma a pasta onde eu poderia colocar o novo arquivo esta "ocupada" com o arquivo corrompido e não consigo retirar ele de lá. Uso o Windows 10.

Alguém já passou por isso ?

Alguma dica ?

Inviato Sun 06 Oct 24 @ 9:07 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Não, mas é estranho pois já faz algum tempo que o endereço dos arquivos de apoio do VirtualDJ não está mais em “Documentos”

\Users\SeuNomeUsuário\AppData\Local\VirtualDJ

Confirme se por acaso o programa não está realmente em execução em segundo plano, ou em alguma lista de execução ao iniciar o computador

Inviato Sun 06 Oct 24 @ 9:43 pm
Pra quem tem instalação antiga e apenas atualiza o Virtual DJ ele mantêm a estrutura antiga. Pra quem instalou/reinstalou recentemente ele cria a nova estrutura de pastas.

Inviato Mon 07 Oct 24 @ 11:16 am
@blueeyesdf
Eu li isso também, mas achei que estranho pois aqui minha instalação é antiga e eu somente atualizo a versão, mas por algum motivo eu tenho as duas estruturas na máquina, e recentemente percebi que os samples originais já instalados no VirtualDJ haviam sumido, e tive que colocar no endereço “AppData” pra aparecerem novamente.

@VJ M RODRIGUES
Cabe informar que a pasta “AppData” existe a partir do Windows10 e originalmente é oculta por motivos de segurança, então precisa alterar as propriedades de pasta do Widows pra exibir (guia “Exibir” > marcar checkbox “Itens Ocultos”)

É importante citar a relação disso com o problema do tópico: pode ser que o VirtualDJ esteja fazendo referência ao database.xml instalado no endereço “AppData”, por isso não fez diferença alterar no endereço “Documents”.
Se for isso uma substituição no endereço correto pode resolver. Ou então, uma reinstalação (renomeie a pasta “VirtualDJ” para “VirtualDJ-old” por exemplo, e ao reinstalar, o programa irá criar uma nova pasta com database.xml novo. Depois basta substituir o conteúdo).

Importante citar que normalmente, o database.xml não tem relação com o funcionamento de nenhuma controladora. Este arquivo costuma guardar as informações da sua biblioteca de mídia (músicas, vídeos etc.) e sua ausência teria como consequência perda de informações da mídia e não da controladora. Por isso o backup é importante. Mas nada a ver com a controladora deixar de funcionar.

Nem mesmo as configurações do programa são guardadas nesse arquivo, temos outro chamado settings.xml com essas informações.

Acredito que temos dois problemas diferentes, sendo o primeiro o database corrompido, o segundo é a ausência de conexão com a controladora depois do esbarrão.

Tente ligar sua controladora em outra porta USB, para eliminar possibilidade que tenha danificado a porta ao esbarrar no cabo. Ou trocar o cabo USB que pode ter sido danificado. Sua controladora só vai funcionar se for reconhecida pelo sistema operacional e você consegue ver isso no Gerenciador de Dispositivos do Windows. Se ela não aparecer, o problema pode ser mais complicado do que você pensa.

Inviato Mon 07 Oct 24 @ 12:23 pm
Bom Dia, algumas atualizações:

Agora pensando em retrospecto com calma, quando esbarrei no cabo usb, e repluguei de novo, acho que a controladora já tinha voltado a controlar o VDJ como sempre foi, se perde a comunicação, quando repluga a usb, a controladora volta a reconhecer o VDJ. A diferença é que desta vez, parou de emitir som. O audio chegava nos leds dos canais, mas não ia para o Master. Nas configurações de audio, na ultima coluna onde normalmente aparece 44.1K, 5ms 4o10i, estava escrito "Erro".

Isso seria problema de Drive Asio ? No calor da do momento na festa não consegui resolver.

Ontem fiz alguns estes com meu irmão que trabalha com T.I....

Sobre o problema do arquivo Database:

Clicamos 2x no arquivo database, e quando abriu, mostrou as coisas que apareciam escritas (Não sei sei o termo é script) estava bem "desorganizadas", sem paragrafos, era bem diferente do arquivo database que eu tinha de backup.

Bem na última tentativa, li um post no forum do vdj que dizia:

"ajuste em options chamado readOnly, quando marcado "Yes" o programa só lê o database e não salva. Se tiver assim faz todo sentido, pois ao fazer backup você "força" um 'save' do database no backup em outra pasta."

Então fui em configurações/opções/Browser/read only - estava marcado "não" e mudei para "sim", mas não resolveu. Voltei então para a opção "Não" e aparentemente não tinha funcionado.

Porém hoje quando liguei, tudo voltou a funcionar. Incluindo o problema do Windows que não deixava renomear o arquivo Database, para substituir ele por um de backup. Acabou que não está sendo preciso, tudo voltou 100% normalizado.

Seria bom entender a lógica disso tudo

Alguém consegue decifrar ?

Inviato Mon 07 Oct 24 @ 1:58 pm
Agora, apesar de tudo funcionando, cliquei 2x no database.xml e quando abriu, percebi que o arquivo continua "desorganizado", sem parágrafos e o texto embolado, sem espaços. Achei melhor renomear ele para OLD, e deixar o VDJ criar um novo database.

Tudo continua funcionando, hot cues etc...., agora vou re-configurar o programa para as minhas preferências, mas acredito ter resolvido.

Acho que a solução foi fazer tudo "por dentro" do VDJ, forçando ele a não gravar/salvar o database corrompipdo e depois gravar/salvar um novo database, só o VDJ conseguiu acessar o database que o Windows não deixava acessarmos, e com isso desbloqueou o arquivo, permitindo gravar um novo. Seria isso ?

Só não entendi como o Audio/Asio voltou a funcionar, pois não teria nada a ver com o arquivo database corrompido. A não ser que a configuração que alterei "Read only" "yes/no" força o VDJ a gravar novos arquivos não só para o database, mas também outros tipos de arquivos, e algum desses estaria relacionado a parte de audio/drive/asio.

Só queria entender melhor a logica do problema e da solução.

Alguém consegue explicar ?

Inviato Mon 07 Oct 24 @ 2:48 pm
V J M RODRIGUES wrote :
Agora pensando em retrospecto com calma, quando esbarrei no cabo usb, e repluguei de novo, acho que a controladora já tinha voltado a controlar o VDJ como sempre foi, se perde a comunicação, quando repluga a usb, a controladora volta a reconhecer o VDJ. A diferença é que desta vez, parou de emitir som. O audio chegava nos leds dos canais, mas não ia para o Master. Nas configurações de audio, na ultima coluna onde normalmente aparece 44.1K, 5ms 4o10i, estava escrito "Erro".

Isso seria problema de Drive Asio ? No calor da do momento na festa não consegui resolver.
(...)
Só não entendi como o Audio/Asio voltou a funcionar, pois não teria nada a ver com o arquivo database corrompido. A não ser que a configuração que alterei "Read only" "yes/no" força o VDJ a gravar novos arquivos não só para o database, mas também outros tipos de arquivos, e algum desses estaria relacionado a parte de audio/drive/asio.
Normalmente, o "erro" exibido na aba sound setup isso significa um erro de conexão com a placa de som na parte interna do controlador. Não seria um erro de driver, mas uma falta do hardware responsável pelo processamento do sinal de áudio que está na saída de áudio do controlador (o programa não conseguiu achar a placa de som, pois possivelmente a mesma não foi reconhecida pelo sistema operacional)
Somente plugar o controlador com o sistema ligado pode não resolver uma falha de comunicação, em geral o ideal é reiniciar a máquina.
Tente atualizar os drivers do seu hardware, pois mesmo não sendo uma falha de driver, se houver algum problema de comunicação entre SO/Hardware você não conseguirá finalizar o processo de atualização. Essa medida então é importante para confirmar que não há problema de comunicação entre o sistema e o hardware. O funcionamento da parte de comandos sem áudio faz sentido pois são coisas independentes dentro da controladora.
Realmente a configuração “Read Only” não muda estado de funcionamento de hardware. Se for realmente um problema de hardware, o problema votará a aparecer de forma intermitente. Ainda valem as dicas de testes de troca de cabo e alteração de porta, caso não tenham sido aplicadas.

V J M RODRIGUES wrote :
Clicamos 2x no arquivo database, e quando abriu, mostrou as coisas que apareciam escritas (Não sei sei o termo é script) estava bem "desorganizadas", sem paragrafos, era bem diferente do arquivo database que eu tinha de backup.
A organização do que está escrito dentro do database não interfere no seu funcionamento. O importante é o conteúdo, independente se tem espaços ou parágrafos, funciona da mesma forma. Os parágrafos somente ajudam na percepção do "nível" das instruções - como se fossem sub comandos dentro de um "tópico", mais ou menos quanto se usa parágrafos e sub-parágrafos num texto. Se você abrir este arquivo com um editor de xml, percebrá que o editor vai colocar tudo certinho e organizado pois o programa de edição também interpreta esse "nível" de instruções.

V J M RODRIGUES wrote :
Então fui em configurações/opções/Browser/read only - estava marcado "não" e mudei para "sim", mas não resolveu. Voltei então para a opção "Não" e aparentemente não tinha funcionado.
Essa instrução não afeta backups, somente o database "oficial". Quando se muda uma instrução, o ideal é reiniciar o programa, assim a instrução é interpretada no start-up. Não dá pre se estabalecer uma lógica, pois essa instrução somente impede que o VirtualDJ escreva e grave alterações no database. No tópico de onde você tirou esta orientação, ocorria que as informações do database somente eram guardadadas se o usuário forçasse um backup, forçando também o programa a escrever no database, mesmo com uma instrução de somente leitura ativa. O database não fica bloqueado quando não está em uso pelo VirtualDJ.

V J M RODRIGUES wrote :
Tudo continua funcionando, hot cues etc...., agora vou re-configurar o programa para as minhas preferências, mas acredito ter resolvido.
Se você perdeu as preferências, então talvez estivesse ocorrendo algum problema no settings.xml. E não no database. Perder as preferências ocorre na maioria das vezes em reinstalação. O settings.xml interfere diretamente nas configurações e start-up do VirtualDJ

Li neste tópico que se você marcar a configuração “Read Only” para “yes” com o database corrompido e unidade estiver em modo read/write , esse database é apagado. Então faz sentido que a configuração tenha mudado a forma de funcionamento do database. Mas não faz sentido que tenha ocorrido recuperação, isso somente ocorreria mediante restauração manual ou automática de backup.

Lendo este outro tópico, está relatado que o problema acontece quando VirtualDJ não encerra apropriadamente. Você fecha o programa, e ele não encerra pois fica alguma coisa pendente, e assim ao tentar abrir novamente o programa informa que o database está com erro (pois existe uma instância "não encerrada" do programa em uso). O mesmo tópico informa que haviam dados binários corrompidos no database.
Em geral pode ocorrer que seu programa pode ter entrado em falha, e não está fechando corretamente. Isso pode ter sido provocado pelo desligamento "hot swap" (sem desligar o sistema operacional) do hardware da sua controladora. Recomenda-se além de atualizar o driver pra confirmar problemas de comunicação, observar também no gerenciador de tarefas se existe algum elemento relacionado ao VirtualDJ que esteja em execução, impedindo o programa de fechar.

Você tem certeza que não rodou uma instrução de correção ou recuperação do database a partir de algum backup? Temos uma opção de "Restore from backup" disponível no programa.

Do mesmo modo, tem certeza que não tentou reinstalar ou atualizar o VirtualDJ? Uma reinstalação ou atualização poderia corrigir também os erros de instrução, consequência do "hot swap". Temos uma nova versão disponível, instalei hoje, e pode ter ocorrido o mesmo com você (e corrigido os erros).

Inviato Mon 07 Oct 24 @ 11:05 pm
speedy53 wrote :
Você tem certeza que não rodou uma instrução de correção ou recuperação do database a partir de algum backup? Temos uma opção de "Restore from backup" disponível no programa.
na festa, tentando resolver, rodei o backup do database.zip que o meu VDJ faz a cada semana, mas na hora não resolveu.

Onde fica essa opção "Restore from backup" ?

speedy53 wrote :
Do mesmo modo, tem certeza que não tentou reinstalar ou atualizar o VirtualDJ? Uma reinstalação ou atualização poderia corrigir também os erros de instrução, consequência do "hot swap". Temos uma nova versão disponível, instalei hoje, e pode ter ocorrido o mesmo com você (e corrigido os erros).
Não atualizei, ainda uso a versão b8308. Mas vou atualizar, junto com os drivers tb.

Inviato Fri 11 Oct 24 @ 3:27 pm

Inviato Fri 11 Oct 24 @ 6:08 pm