Accesso rapido:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: como fazer limpeza de maquina de fumaça

Questo argomento è obsoleto e potrebbe contenere informazioni obsolete o errate.

ola desculpe o tema sei que não tem nada aver com o forum mas por ser utilizados por muito djs alguém pode me ajudar minha maquina de fumaça está soltando pouca fumaça queria saber como fazer uma limpeza pois cada lugar que pesquisei fala uma coisa de já agradeço
 

Inviato Wed 04 Sep 13 @ 4:27 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
As dicas abaixo não se aplicam a usuários sem conhecimento básico de elétrica e eletrônica. Se você não sabe nada, leve seu equipamento a uma assistência técnica autorizada.

Já tive um problema assim, e depende muito de como é sua máquina de fumaça e onde está o defeito, para poder resolver isto... Veja como costuma ser uma máquina de fumaça por dentro...



1 - Recipiente de líquido
2 - Mangueira do recipiente para bomba
3 - Bomba
4 - Tubo de cobre entrada de líquido no trocador de calor (nota: na saída da bomba costuma ter outra mangueira plástica, e uma válvula de retenção para impedir retorno do líquido quando a bomba pára de funcionar)
5 - Sensor de temperatura do trocador de calor
6 - Trocador de calor.
7 - Alimentação elétrica do trocador de calor

Você terá que descobrir se o entupimento é no circuito ANTES do trocador de calor (mais fácil resolver) ou se for DENTRO do trocador de calor (a pior situação possível) ou na SAÍDA do trocador de calor.

ANTES do trocador
Basta checar entupimento de mangueiras, bomba danificada ou se a válvula está estragada. Você pode “varetar” as tubulações usando uma haste flexível. Se não conseguir ou detectar componentes danificados, é fácil achar estes componentes em casas de equipamentos de refrigeração, e a bomba costuma ser igual à usada para bombear água no pára-brisa do carro (checar dados técnicos antes de comprar).

DENTRO do trocador
O trocador de calor é um bloco de metal maciço fundido onde o líquido de fumaça aquece até seu ponto de fulgor, e vira fumaça. Dentro do trocador existe um “caminho tortuoso” que é percorrido pelo líquido. Um “túnel” pequeno e cheio de curvas, de uma extremidade a outra do trocador.
Você já deve ter percebido que este líquido de fumaça é extremamente corrosivo e ao secar, deixa o local onde se acumulou "grudento". Mesmo nos trocadores de alumínio, este líquido ao esfriar facilita adesão de incrustações no interior do trocador. Estas incrustações se acumulam com o tempo e bloqueiam o “túnel” e o líquido não passa mais.
A má notícia é que não achei nenhum meio de manutenção corretiva deste problema. É impossível “varetar” o interior do trocador por causa das curvas, e mesmo alta pressão ou exposição a temperaturas muito baixas resolveram isso.
Portanto, eu improvisei.
Fui numa loja de usinagem e pedi ao responsável pra fazer um novo “tunel”, um novo caminho para o líquido até a saída do trocador. Isso funciona por um tempo e permite manutenção (“varetamento”) mas existem muitos efeitos colaterais, como vazamentos e novos entupimentos por resíduos metálicos do processo de furação do novo “túnel”.
Utilizei a máquina assim por alguns anos sempre tendo que fazer manutenção a cada festa, mas acabei precisando de uma máquina nova.

SAÍDA do trocador
Na saída do trocador existe um “redutor”, com um furo muito pequeno por onde sai a fumaça. Entupimentos neste redutor também são fáceis de remover, inserindo uma haste bem fina por ele.

#FIKADIKA (off-topic)

Após comprar uma nova máquina, recebi uma dica valiosa do fabricante: após usar a máquina de fumaça, substitua TOTALMENTE o líquido do recipiente por água filtrada, e acione a máquina até perceber que na saída você tem vapor ao invés de fumaça oleosa. Mantenha bombeando água/vapor por alguns minutos, e isso limpará o interior do seu trocador de calor e aumentará MUITO a vida útil da sua máquina de fumaça. Meso se ficar um acúmulo de água no interior da máquina, certamente será menos danoso do que o líquido de fumaça.

E claro, use líquidos confiáveis. Eu sempre comprei da ROSCOE, é mais caro mas é muito bom.O fato dos líquidos de maior qualidade serem menos viscosos é um ponto positivo, pois com isso o risco de entupimento é menor.
Alguns usuários substituem o líquido por glicerina 99% por ser mais barato, ou fazem seu líquido em casa quase que totalmente à base de glicerina. Estes caras estão cometendo um crime, merecem ser trancafiados numa jaula pois estão colocando a vida de terceiros em risco.
A glicerina é extremamente danosa ao organismo, veja só o conteúdo da FISPQ do elemento.

"A inalação de vapores deste material pode causar irritação no trato respiratório.
Olhos: Pode causar irritação.
Pele: Pode causar irritação da pele. Usualmente não apresenta perigo em manipulações industriais.
Ingestão: Pode causar irritação gastrintestinal com náuseas, vômitos, diarréia.
Pode causar dores de cabeça.
Exposição: Crônica. Pode causar distúrbios temporários aos rins."
 

Inviato Wed 04 Sep 13 @ 10:06 pm


(Vecchi argomenti e forum sono automaticamente chiusi)