Accesso rapido:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: Não consigo fazer scratch !

Questo argomento è obsoleto e potrebbe contenere informazioni obsolete o errate.

Olá estou com uma duvida tenho um MIXER NUMARK M3 e Dois CDJ NUMARK NDX 400 não consigo fazer SCRATH TRANSFORMERS não sei se essa minha aparelhagem é para scrath se for tem como vc me dá umas dicas no caso não sei se tem que apertar algum botão para fazer esse efeito ou tem que ter outro aparelho se poder me dar um toque obrigado beleza Speedy53!!!!!!!!
 

Inviato Mon 17 Feb 14 @ 4:36 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Se não estamos falando de sistemas DVS, fazer um bom scratch tem mais a ver com coordenação motora do que com aparelhagem e configuração. Portanto, o que recomendo para você é treino prático.
Basta você colocar sua NDX-400 em modo vinil (ou scratch) e mover o jogwheel de modo coordenado com o crossfader do mixer realizando cortes no trecho em scratch quando movimentando o jog (stabbing - movimentos pra frente e pra trás).

Claro, se você está usando seu equipamento dentro de um sistema DVS, então as configurações do timecode deverão ser bem ajustadas para permitir uma pronta resposta de sistema, mas não vou entrar em muitos detalhes porque se for este o caso você esqueceu de mencionar... =/

Existem centenas de vídeo tutoriais disponíveis na internet, abaixo um deles.

 

Inviato Sat 22 Feb 14 @ 10:29 am
Eu não sei o que sistema "DVS" e no meu CDJ-NDX-400 não tem o modo vinil só tem scratch !
 

Inviato Sun 23 Feb 14 @ 6:09 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Ok, se você não sabe o que é sistema DVS significa que você não está usando um, então o que escrevi até agora está correto.
Ok, verifique que escrevi "modo vinil (ou scratch)". Então a dica é válida.
 

Inviato Mon 24 Feb 14 @ 2:09 pm
Speedy Seria o caso de eu trocar o crosfadeer?
 

Inviato Wed 26 Mar 14 @ 3:53 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Só se você perceber que ele está "vazando" (com o crossfader virado totalmente para o canal esquerdo, ainda sai som do canal direito ou vice-versa).

Observe que seu mixer tem duas opções de curva de crossfader (FADE e CUT) e que o comportamento do crossfader é definido por esta curva. Leia o manual do mixer para mais detalhes. Tome cuidado com este detalhe antes de condenar o crossfader.
 

Inviato Wed 26 Mar 14 @ 8:16 pm
Uma observação na caixa do mixer tem escrito (fade e cut) mas no aparelho não tem sera que esse mixer é uma propaganda enganosa?o mixer tem CFX e CF SLOP e reverso e normal!!!!!!!!
 

Inviato Tue 08 Apr 14 @ 12:12 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
O aparelho diferente da foto da caixa não significa que é "propaganda enganosa", o fornecedor pode ter desenvolvido o produto de um ano para outro mas não trocou a embalagem. Leia o manual do equipamento para saber o que significam os ajustes de crossfader citados por você.
 

Inviato Tue 08 Apr 14 @ 5:10 pm
Você é de São Paulo,zn sul?
 

Inviato Wed 09 Apr 14 @ 6:21 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Não.
 

Inviato Wed 09 Apr 14 @ 10:03 pm
Então speed comprei outro mixer este é um pionner cdj 250 mas ainda não consigo fazer e agora me ajuda ai porfavor!
 

Inviato Tue 20 May 14 @ 10:32 am
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Não existe mixer Pioneer CDJ-250. Como poderei ajudá-lo a usar um equipamento que não existe?
 

Inviato Tue 20 May 14 @ 10:44 pm
Ops desculpa ai é DJM-250 mas continuo na mesma sera que eu tenho que comprar uma outra peça para que eu possa fazer scrath ?
 

Inviato Fri 23 May 14 @ 7:47 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Seu equipamento é OK para scratches, não precisa mais nada. Aliás, o mixer anterior já era bom o suficiente. Em geral, um mixer comum 2 canais e um CD player com função scratch são mais que suficientes.
O básico da coisa é mover o crossfader (abrindo e fechando o canal) com uma das mãos, enquanto com a outra mão você realiza movimentos de vai-e-vem usando o jogwheel do NDX com a função "scratch" ativa. Isso você já deve ter entendido, até pelo vídeo do Qbert que postei logo acima.
No meu entender, conforme já escrevi antes, você precisa algo que não conseguirei transmitir: conhecimento de causa e prática. Pela nossa conversa até agora, parece que falta algum "molho" pra você entender um pouco mais desse mundo DJ, tanto para equipamentos quanto para técnicas. Seu problema não se resume a uma técnica específica, vai um pouco mais além disso.
As ferramentas que disponho em um fórum são limitadas: imagens e texto. Não se ensina nada só com isso. Pode até ajudar como material didático, e se a pessoa tiver muito talento auto-didata. Mas é só.
Mas infelizmente, você acredita que existe algo mais que eu possa transmitir a você via fórum. Talvez até pior, você acredita que o problema é falta de equipamento ou algum tipo de configuração mágica que vai te transformar no Grandmaster Flash ou Jazzy Jeff.
Sinto muito, mas você está errado.
Procure um DJ profissional, e faça aulas práticas, assim com muitas dicas práticas e muitas horas de treino para aperfeiçoar sua coordenação motora, você conseguirá realizar scratches com qualidade.
Com isso, espero encerrar este assunto.
Boa sorte e até a próxima.
 

Inviato Fri 23 May 14 @ 11:41 pm


(Vecchi argomenti e forum sono automaticamente chiusi)