Accesso rapido:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: BPM

Questo argomento è obsoleto e potrebbe contenere informazioni obsolete o errate.

Entao muitos de nos já sabemos que as musicas mais antigas variam bastante os BPMs.
Ate ai blz, vou no beatgrid do VDJ e ajusto, porem e sabido que por muitas das vezes no decorrer da musica o BPM pode ir mudando, tem como eu saber quando vai mudar o bpm.
Exemplo; Suponho que faço o compasso para a virada, inicia a mixagem 126bpm e na ultima barra muda automático para 128, existe como sabe essa alteração antes de chegar a barra final e onde haveria tempo hatil para corrigir no Pitch.

 

Inviato Wed 24 Feb 21 @ 9:41 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
A coisa mais simples é inserir um PDI (ponto de Interesse) na música. Você usa o Editor de PDI e insere um marcador com o valor do BPM a partir daquele ponto.

Mas a pergunta seguinte seria como saber o ponto exato de mudança do BPM.

Creio que a melhor maneira é pelo BPM variável, ao alterar o valor o deck do programa exibe o BPM em tempo real.
A auto análise do VirtualDJ não é muito precisa, então para músicas com BPM variável será necessário gastar um tempo a mais com ajuste de beatgrid.
O ajuste de BPM variável é como ter varias músicas em uma só, o beatgrid muda e tem que ajustar o valor de BPM entre cada âncora de BPM.

E depois a cada âncora, inserir um PDI (por exemplo um cue point) tendo o valor do BPM como nome. Desta forma você tem marcado no gráfico da música visualmente o ponto de mudança do BPM.

Abaixo uma imagem de uma música já editada sendo exibida nos dois editores pra você saber do que estou falando, e uma imagem de como fica a indicação no gráfico. Coloquei algumas observações em azul. Clique na imagem para ver em tamanho maior.


Off Topic
Normalmente músicas produzidas até 1990, megamixes e remixes antigos (que eram feitos usando método de corte e superposição em rolo de fita sem software) ou gêneros como disco, rock, funk & soul, reggae são as que mais demandam ajuste manual de BPM.
Uma vez que ajuste de BPM variável manualmente é um saco de fazer, busquei ajuda em um grupo de DJ's e obtive uma dica sobre programas que de alguma forma normalizam o BPM das faixas... tem vários: Paul's, WarpPro e Ableton e até produtores especializados que cobram por faixa como o serviço DjFile. Sobre os programas, não sei se requerem ajuste manual ou o nível de automatismo, não testei, se quiser testar algum e postar os resultados pra gente, seria legal.
 

Inviato Wed 24 Feb 21 @ 11:03 pm
Boa sacada essa de colocar Cue com o BPM.. vou da uma pesquisada nesses programas que mencionou.. Ableton ja mexia mas nao vou instalar so pra fazer isso. Valeuuuuuuuuuuuu
 

Inviato Fri 26 Feb 21 @ 6:22 pm


(Vecchi argomenti e forum sono automaticamente chiusi)