Accesso rapido:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: Mappers SCS 4DJ Stanton
Preciso baixar mappers para minha controladora stanton scs 4 dj
Onde encontro?
 

Inviato Wed 11 Aug 21 @ 10:32 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
Eu poderia simplesmente responder sua pergunta e te passar o link onde achar o mapper, mas não iria fazer a unidade funcionar, então acabei registrando uma resposta maior com um pouco mais de detalhes sobre o processo de configuração e algumas dicas pra que você ou outras pessoas tenham sucesso e usem a controladora, e sirva também para outros usuários que talvez não estejam num estágio mais avançado nos processos de configuração e meio de funcionamento deste equipamento com VirtualDJ. Obrigado pela oportunidade de esclarecer melhor a comunidade.

Cabe observar que o principal conceito de uso do SCS 4DJ estabelecido pela Stanton é como um controlador stand-alone, ou seja, que não requer software pra funcionar. O manual deste equipamento sequer cita em destaque que é possível usá-lo com softwares para DJ.
Entretanto, o mesmo pode ser utilizado como controlador MIDI para o VirtualDJ mas é preciso deixar claro que esta unidade não tem um soundcard (placa de som) interno para uso com Windows ou Mac, o que significa que você não achará um dispositivo de áudio Stanton nas configurações de áudio do VirtualDJ e não terá áudio do VirtualDJ na saída master RCA da parte de trás do controlador ou na saída pré escuta de fone de ouvido.
Será possível controlar o programa mas para áudio você precisará uma placa de som externa (conectada ao computador por USB) ou interna (do próprio computador) que tenha canais suficientes para que você tenha master e pré escuta independentes (mínimo 4 canais de áudio, ou dois canais L+R)
Sim, é meio esquisito entender como é que usando com pendrive sai som normal e com o programa não sairá som, mas acredite, é verdade.

Tendo isso claro, seguem algumas orientações para usar o programa como controlador MIDI (sem áudio).

O Statnton SCS 4DJ já é mapeado de fábrica no VirtualDJ, mas a notícia ruim é que o equipamento não parece ser simples de uso (plug-and-play) e não há um manual específico com instruções para configurar adequadamente.

O primeiro passo é usar a versão mais atualizada do VirtualDJ e instalar a última versão de firmware a partir da página de suporte Stanton. Siga as instruções de atualização do firmware (chamado pela Stanton de sistema operacional) com bastante atenção. Estas instruções são baixadas junto com o firmware, numa pasta separada.

Logo a seguir, recomendo verificar as instruções que o criador do mapeamento CSTOLL deixou na página oficial de download do mapper
Enfim, pelo recado deixado na página, existem alguns "pulos de gato" pra fazer o LCD funcionar adequadamente, portanto fique atento para estas instruções que também estão registradas no tópico específico de configuração no fórum em inglês (se tiver dificuldade com o idioma use o tradutor do próprio Chrome, a tradução fica 99% legal e muito mais fácil de entender).
Somente usuários licenciados - que compraram uma versão do VirtualDJ genuína e utilizável com controladores - podem baixar adicionais o que pra você é uma notícia muito ruim. A outra notícia ruim é que neste fórum não é permitido compartilhar mapemaentos ou qualquer adicional do programa. Mas a boa notícia é que as informações do tópico cujo link enviei acima são completas e creio que somente observando-as e entendendo bem você conseguirá executar o processo de configuração.

Existem também alguns vídeos no YouTube (em inglês e espanhol) mostrando maiores detalhes do processo de configuração. Muito recomendável assistir, mesmo que não domine a língua o vídeo ajuda muito a entender o processo.
 

Inviato Thu 12 Aug 21 @ 12:54 am