Accesso rapido:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: Escuto o microfone com delay
Boa tarde a todos.

Estou com um problema (outro amigo tbm tem o mesmo problema), q é bem chato. Temos programas em uma webradio, e rola 99% tudo bem. Exceto o microfone. No começo da utilização, é ok, perfeito. Mas depois de falar a primeira vez, quando vamos falar novamente (geralmente no intervalo do 1º pro 2º set - coisa de 25, 26 minutos), escutamos nossa voz com bastante delay. Já desativamos a opção de ouvir o microfone (no windows) e tbm no virtual (booth microphone "off"), mas não tem jeito. Ao falar pela 2ª vez, estamos com delay. Nós 2 usamos o virtual 2020. Uso plugo o mic direto na entrada do notebook, e meu amigo usa uma mesa de som.

Alguém saberia dizer se é algum problema dessa versão do virtual? Se pode ser alguma especificação/característica do microfone? Agradeço desde já.
 

Inviato Tue 14 Sep 21 @ 5:48 pm
Speedy53PRO InfinityStaffMember since 2008
O processo de streaming "uma-para-muitos" (é o caso de uma web rádio) por si só tem um atraso natural independente do programa que você usa pra transmitir. Para nós simples mortais com baixo pode aquisitivo, não existe streaming em tempo real, sempre existe um delay entre o momento que você fala ou toca alguma coisa no seu estúdio, e o momento em que o que você falou ou tocou será ouvido na sua web rádio pelos seus ouvintes. Num sistema "normal" esse delay pode variar entre 10 segundos e 2 minutos, e num sistema dedicado de alto custo é de menos de 1 segundo.
Num sistema "um-para-um" ou "um-para-poucos" por exemplo uma vídeo conferência, é possível ter um delay menor com uma qualidade razoável. Quando você assiste uma vídeo aula ou palestra é um bom exemplo deste sistema com baixo custo, mas mesmo assim há um atraso.

Me explique melhor como está sua configuração de áudio e também como é que você percebe este delay, como é seu sistema de retorno ou como você faz pra ouvir aquilo que está tocando e/ou falando.

Por exemplo,

1 - se o seu retorno é através da própria web rádio, significa que você terá mesmo delay que seu ouvinte em razão do próprio processo de transmissão (streaming). Ao contrário de uma rádio convencional onde o sinal é enviado por fontes eletromagnéticas na velocidade da luz da antena transmissora até o rádio receptor praticamente sem atraso, o caminho entre os dados gerados pelo seu computador, o servidor de streaming, e o computador do seu ouvinte que vai receber estes dados é bem mais lento. Este delay aumenta conforme o meio de transmissão (cabo convencional, fibra ótica, 3G, 4G, 5G), o tempo de transmissão e distância entre quem transmite ao servidor, e quem recebe do servidor. É algo natural, e não conheço formas baratas e acessíveis de resolver isso.

2 - se o seu retorno é através de um sistema de monitor no seu estúdio, significa que você deveria escutar imediatamente o que diz no microfone pelo monitor. Um delay no sistema de monitor significa que tem algo causando atraso, e descobrir é fácil basta isolar o "caminho do áudio" separando todos os módulos que você usa pra tratar seu sinal de áudio, desde a geração até a amplificação, ouvir cada saída de cada elemento separadamente.

Me diga também se você usa versões confiáveis do VirtualDJ, programas "genéricos" podem te dar qualquer resultado inesperado. Resolver problema em programa pirata é como tentar endireitar o rabo do porco, que já nasceu torto. Se for este o caso, faça testes com versões confiáveis do programa para chegar a uma conclusão embasada.
 

Inviato Wed 15 Sep 21 @ 3:29 am