Accesso rapido:  

Forum: Portuguese Forum

Topic: Futuras atualizaçõs do VDJ para controladora DDJ FLX-10
Percebi que tem alguns recursos da controladora que não funcionam com o VDJ. Como essa é a minha primeira controladora Não nativa para o VDJ, queria saber se futuramente, esses recursos poderão vir a funcionar com novas versões do VDJ.

Inviato Fri 11 Oct 24 @ 3:32 pm
Speedy53PRO InfinityModeratorMember since 2008
Qual modelo da controladora? Quais recursos não funcionam? Já leu o manual da controladora com VirtualDJ pra confirmar mesmo se os tais recursos não estão disponíveis ?

Inviato Fri 11 Oct 24 @ 6:04 pm
Pois é... as controladoras mais recentes só funcionam 100% no Rekordbox. Ou no Serato Pro, no caso da DDJ-1000SRT. No VDJ, sempre tem uma ou outra função que se não deixa de funcionar, funciona a apenas parcialmente. É uma forma da Pioneer DJ (agora Alpha Teta) forçar o uso do Rekordbox.

Não quero colocar água no seu chope nem te desanimar, mas não espere que alguma atualização vá mudar esse panorama, pq isso é uma "limitação" no hardware da controladora, não no software VDJ.

Por sinal, seria muito bacana se a Alpha Teta lançasse uma controladora nativa para o VDJ, assim como ela fez com a DDJ-1000SRT, né? Mas... o VDJ segue sendo o patinho feio... não entendo isso...

Inviato Fri 11 Oct 24 @ 7:25 pm
Em geral eu sempre pergunto o que o usuário sentiu falta ao usar a controladora. Pois mesmo sendo programas diferentes, existe uma similaridade muito grande de recursos entre os softwares pra DJ. E na grande maioria das vezes que li e respondi esse tipo de pergunta aqui no fórum, o recurso existia mas por diferença de mapeamento, era acionado de forma diferente (por isso necessário ler o manual de operações do “controlador X” com VirtualDJ pra achar essas diferenças).

Inviato Fri 11 Oct 24 @ 9:45 pm
A minha controladora é a Pioneer FLX-10, que assisti um review e fiquei maravilhado, mas tem algumas funções no Recordbox que senti falta com o VDJ. Já li o manual da FLX-10 com o VDJ.

Estou sentindo falta do recurso de dar "fade nos Stems". O normal é usar os botões dos Stems para ligar ou desligar totalmente o stem selecionado. Mas existe uma opção de ir Abaixando/dando fade em cada um dos Stems, o que fica muito mais suave do que quando vc mata totalmente de uma vez por exemplo o instrumental da musica. Ao dar um fade, parece que fica mais natural, como em um remix em que os instrumentos vão saindo aos poucos para a chegada do Break.

Esse fade é criado de uma maneira muito inteligente. A controladora endereça o instrumental para o botão de agudo do equalizador, a voz para o de médio, e a batida para o de grave. Assim conforme vc vai tirando por exemplo o médio, na verdade vc vai tirar a voz aos poucos ou o instrumental com o botão de agudo. E o Melhor, se por exemplo vc estiver tocando nos canais 1 e 2, vc continua com a equalização normal nesses canais, e usa esse recurso nos botões do equalizador dos canais 3 e 4 que não estariam sendo usados.

Esse foi o que mais senti falta, tem outros tb, mas agora não lembro.

Será que em futuras atualizações seria possível incluir esses recursos ?

Inviato Sat 12 Oct 24 @ 2:08 am
Se não me engano, pelo que você descreve é mais um caso de "desconhecimento" de recursos, e não "falta" de recursos com necessidade de implementação em novas atualizações.
É muito comum os usuários reclamarem que falta algo pois é difícil conhecer tudo que um software pra DJ pode fazer, são muitos recursos, mas que podem ser facilmente descobertos no manual geral do VirtualDJ.
Neste caso este detalhe não fica no manual de operação pois não é algo exclusivo do controlador FLX-10, e sim um recurso geral do VirtualDJ que está disponível pra qualquer controlador com mixer MIDI. Por exemplo, eu consigo implementar esse mesmo recurso no mixer DJM-900NXS aqui no meu setup.

Veja o manual do VirtualDJ, seção “Audio Mixer”, item 3 (link abaixo).
https://www.virtualdj.com/manuals/virtualdj/interface/mixer/audio.html

Acredito que a melhor maneira seria você alterar o EQ mode do VirtualDJ para “EZ Remix”, “ModernEQ” ou “Stems”. No link acima você consegue saber a diferença enmtre estes 3 modos. Essa mudança é feita em Config > Options, procure a opção EqMode

Conforme este documento, a FLX-10 possivelmente é um controlador de 4 canais com mixer MIDI, então creio que é possível também deixar dois canais pra cada deck, sendo um com equalizador normal e outro pra stems. Dê uma olhada na parte de “Advanced EQ mode with hardware”. Essa mudança é feita em Config > Options, procure a opção EqModeDual; escolha "Inner" caso queira que os controles normais de frequencia fiquem nos canais internos (2-3 se operando com mixerr na ordem 1-2-3-4 - para outras ordens, reconsiderar conforme ordem adotada) ou "Outer" caso queira que os controles de frequencia fiquem nos canais externos (1-4 se operando com mixer ordem 1-2-3-4).
Se essa controladora tivesse um mixer de hardware que não envia sinais MIDI para o software, então esta função não está disponível salvo exista algum ajuste no menu de Utilities para alterar essa configuração.

Se por acaso sentir falta de outro recurso, verifique o manual geral do VirtualDJ. É o melhor documento de pesquisa sobre o software, basicamente lendo este manual aprendi quase tudo sobre o programa.

Inviato Sat 12 Oct 24 @ 3:46 am